Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Montagem do Galo Gigante apresenta problema

Estrutura estava prevista para ficar pronta na manhã da sexta

Montagem do Galo por volta das 16hMontagem do Galo por volta das 16h - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Previsto inicialmente para estar pronto na manhã desta sexta-feira (9), dia de abertura oficial do Carnaval do Recife, o Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho, no Centro da capital pernambucana, apresenta problemas na montagem nesta quinta-feira à tarde. A Prefeitura do Recife (PCR), no entanto, mantém o cronograma de entrega para as 6h da  sexta.

O cenógrafo Edson Lira, que assina o Galo neste ano, afirmou que toda a equipe está empenhada em entregar a estrutura totalmente pronta no horário estipulado. "Algumas peças demoraram um pouco mais para serem montadas, mas, depois que o pessoal pega o jeito, o trabalho evolui mais rápido. Tudo está ocorrendo bem e toda equipe está envolvida neste trabalho. Acredito que conseguiremos entregar no horário definido", declarou Lira.

A reportagem da Folha de Pernambuco esteve no local da montagem e constatou dificuldades para fixar parte da estrutura. A previsão, segundo o diretor de engrenagem, Carlos Accioly, é de que estrutura só deverá estar totalmente prona no fim da tarde da sexta-feira. A Prefeitura do Recife, no entanto, garante que o Galo Gigante estará de pé na data prevista, na manhã desta sexta e afirmou que Accioly não estaria autorizado para falar sobre o assunto.

Segundo Carlos Accioly, houve "um pequeno atraso" por causa do encaixe nas engrenagens, mas que a escultura já esta com 50% montado. "O processo de montar o Galo envolve a equipe de designer, calculistas e a os executores. Alinhar tudo isso em 28 dias é pouco tempo. Mas essas questões estruturais são normais e ele estará pronto até amanhã no fim da tarde", explicou.

A estrutura de ferro se junta às peças de revestimento, que chegaram no início da manhã desta quinta. A montagem é de responsabilidade do iluminador e cenógrafo Edson Lira. O Galo terá 25 metros de altura e pesa 3,5 toneladas com tons em amarelo, vermelho, verde e laranja. No total, serão usadas 700 penas de PVC expandido, de tamanhos entre 60 centímetros e 4 metros, adesivadas com padronagens criadas especialmente para o Galo pelo designer Walther Holmes. As cabeças e os pés foram esculpidos manualmente pelo artesão Mestre Tonho. 40 pessoas trabalham na composição do símbolo do Carnaval recifense desde a primeira semana de janeiro.

O presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, informa que a parte estrutural do Galo está toda montada. “No ano passado, o Galo era montado no próprio guindaste e peça por peça era encaixada. Este ano, a estrutura principal será montada primeiro e depois chegarão as peças pequenas que compõem o Galo, como as penas e o revestimento”, explica. “Pelo que vi do material, a gente acredita que este ano o Galo vai ficar bem mais bonito”, continua.

Veja também

Newsletter