Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Moradores de Noronha recebem mutirão de cirurgia plástica reparadora

Cirurgiões plásticos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz realizam atendimentos no Hospital São Lucas

Pacientes são atendidos em Fernando de NoronhaPacientes são atendidos em Fernando de Noronha - Foto: Ernando Ferraz/Cortesia

Moradores de Fernando de Noronha recebem, desde esta segunda-feira (30), a oitava edição da Semana da Cirurgia Plástica Reparadora. A iniciativa acontece até a sexta-feira (3), sempre das 8h às 12h, para pacientes previamente selecionados pelo Programa de Saúde da Família (PSF) da ilha. Cirurgiões plásticos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife, realizam atendimentos no Hospital São Lucas, localizado no arquipélago.

A expectativa é atender entre 150 e 200 pacientes durante esta semana. "Serão entre 35 e 40 pacientes atendidos por dia. Em relação às cirurgias, serão cerca de 25 diariamente", explica o cirurgião plástico Ernando Ferraz. Segundo Ernando, todos os procedimentos realizados na ilha são reparadores e não estéticos.

Entre os procedimentos estão retirada de câncer de pele, sinais, cicatrizes e cistos. Também serão realizadas cirurgias plásticas reparadoras nas pálpebras (blefaroplastia) e orelhas (otoplastia). O grupo é coordenado pelo médico Rodrigo Quintas, chefe do serviço de Cirurgia Plástica Reparadora do HUOC. A ação é promovida pela Coordenação de Saúde da ilha. Os pacientes atendidos que necessitarem de cirurgias de grande porte serão direcionados para o próprio HUOC.



Veja também

Newsletter