Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MORTE

Morre Stella Rimington, 1ª mulher diretora do serviço de inteligência interno britânico

Rimington é considerada como a inspiração para o personagem 'M', interpretado pela atriz Judi Dench nos filmes de James Bond

Stella Rimington no aniversário da Women in Learning and Leadership (WILL) em 2016.Stella Rimington no aniversário da Women in Learning and Leadership (WILL) em 2016. - Foto: Reprodução / Andrew Davidson / Wikipédia

Stella Rimington, a primeira mulher a liderar o serviço de inteligência interno britânico, o MI5, morreu no domingo (3) aos 90 anos, anunciou a organização nesta segunda-feira.

Chefe do MI5 de 1992 a 1996, Rimington é considerada como a inspiração para o personagem 'M', interpretado pela atriz Judi Dench nos filmes de James Bond.

Ela foi a primeira diretora-geral publicamente anunciada do MI5.

Como primeira mulher nesse cargo, "quebrou barreiras antigas e encarnou a importância da diversidade na liderança", afirmou o atual chefe do serviço de inteligência interno britânico, Ken McCallum, em comunicado.

Rimington promoveu "uma nova era de abertura e transparência sobre o trabalho realizado pelo MI5 para garantir a segurança, um legado que permanece até hoje", destacou.

Nascida em 13 de maio de 1935 em South Norwood, no sul de Londres, Stella Rimington começou a trabalhar em tempo integral no MI5 em 1969.

Ela foi recrutada quatro anos antes como datilógrafa para o serviço na embaixada britânica em Nova Deli, onde acompanhava seu marido diplomata.

No MI5, ocupou cargos na contraespionagem e no antiterrorismo antes de ascender à direção geral.

Depois dela, somente outra mulher liderou o MI5, Eliza Manningham-Buller, entre 2002 e 2007.

Em 15 de junho, Blaise Metreweli foi nomeada a primeira mulher chefe do serviço de inteligência estrangeiro britânico, o MI6.

Veja também

Newsletter