Zoológico na Rússia registra nascimento de 16 filhotes de felinos ameaçados de extinção
A espécie, originária da Sibéria e da Ásia Central e também conhecida como "Manul", está ameaçada de extinção
O nascimento de 16 filhotes de uma espécie rara foi motivo de comemoração em um zoológico da Rússia. Por meio das redes sociais, o Zoológico de Novosibirsk anunciou, que 16 filhotes de gatos-de-pallas nasceram. A espécie, originária da Sibéria e da Ásia Central e também conhecida como "Manul", está ameaçada de extinção.
De acordo com a Sociedade Geográfica Russa, o país possuía, no início dos anos 2000, entre 3 mil 3.600 gatos-de pallas vivos. O zoológico, que atualmente possui três fêmeas da espécie, registrou 64 nascimentos nos últimos 20 anos. Os felinos foram enviados para outros zoológicos ao redor do mundo.
Espécie está ameaçada de extinção
Segundo a administração do zoológico, as três fêmeas tiveram filhotes; uma fêmea teve três filhotes; outra, teve cinco; e a terceira, oito. "A mãe alimenta os filhotes com leite e está constantemente com eles. Os gatinhos se desenvolvem muito rapidamente. Como se sabe, os pequenos gatos-de-pallas têm olhos azuis brilhantes. Com a idade, a cor muda: primeiro para verde e depois para amarelo", diz o zoológico em um post no Instagram. "Os bebês começam a provar a carne a partir dos 22 dias de idade. A fêmea permite que seus filhotes andem pela primeira vez com um mês de idade".
Leia também
• Dois raros lêmures-vermelhos nascem no zoológico de Singapura
• Tigre mata cuidadora de 55 anos na frente de visitantes em zoológico
• Primata ameaçado de extinção nasce no Zoológico de Brasília
Na postagem, o zoológico ainda explica que os "gatos-de-pallas são animais solitários". "Devem ser criadas condições especiais para a criação do felinoe a preservação de animais jovens. Isso requer conhecimento, experiência e esforço", diz a nota.

