medicina

Neurocirurgião que operou paciente cantando e tocando violão morre em Santa Catarina

Mais de 30 anos de experiência do neurocirurgião Marcos Flávio Ghizoni garantiram a técnica e a habilidade para a cirurgia considerada extremamente delicada

Morre em Santa Catarina neurocirurgião referência internacional que operou paciente cantando e tocando violãoMorre em Santa Catarina neurocirurgião referência internacional que operou paciente cantando e tocando violão - Foto: Redes sociais/Reprodução

Morreu nesta nesta terça-feira (9) o médico neurocirurgião Marcos Flávio Ghizoni, aos 78 anos de idade. Renomado profissional na sua área, o profissional ficou conhecido internacionalmente depois de fazer uma cirurgia neurológica em que o paciente ficou acordado, cantando e tocando violão durante toda a cirurgia para retirada de um tumor no cérebro.

Ghizoni estava internado desde a semana passada em Santa Catarina, lutava contra um câncer de intestino e não resistiu a uma cirurgia. Ele integrava o corpo clínico do HNSC desde 1979.

Junto com uma equipe de seis profissionais, o doutor Marcos Ghizoni foi o responsável pelo procedimento que vem chamando a atenção do mundo todo. Em 2015, Anthony Diaz, de 33 anos, cantou e tocou violão durante as nove horas no centro cirúrgico.

 

Na época, Ghizon contou que manter o paciente acordado era uma decisão estratégica, usada para diminuir o risco de lesões durante a retirada do tumor.

Acordado, o paciente consegue até ajudar a equipe nesse tipo de cirurgia. Se algum procedimento, por exemplo, atrapalha a fala ou a coordenação, é hora de parar.

Em nota, o presidente da Unimed, Ney Bianchini, afirmou que Marcos GhizoMni sempre foi um ser humano fantástico que dedicou sua vida inteira à medicina. “Ele sempre tratava a todos os seus pacientes da mesma maneira, independente de qual fosse a situação”.

Veja também

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump
SOLIDARIEDADE

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump

Donald Trump está a salvo após incidente em comício, informa Serviço Secreto dos EUA
RESGATE

Donald Trump está a salvo após incidente em comício, informa Serviço Secreto dos EUA

Newsletter