Logo Folha de Pernambuco

RELIGIÃO

Festa de Nossa Senhora da Cabeça 2024: terceiro dia de comemoração emociona fiéis no Recife

Folha de Pernambuco foi convidada especial da festividade, nesta quarta (7)

Celebração aconteceu nesta quarta-feira (7)Celebração aconteceu nesta quarta-feira (7) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Centenas de fiéis estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira (7), na Festa de Nossa Senhora da Cabeça, que aconteceu na Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife, região central da capital pernambucana. O terceiro dia da festividade foi presidido pelo monsenhor Luciano Brito, pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)


A vasta programação vai até o sábado (10), quando também deve acontecer uma procissão pelas ruas da área central da cidade.

 

A Folha de Pernambuco esteve entre as instituições que foram convidadas especiais do dia.

O jornal foi representado por Cláudia Monteiro, esposa do presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro; o diretor Operacional, José Américo; a diretora Administrativa, Mariana Costa; a editora-chefe, Leusa Santos; a gerente de Mercado, Tânia Campos; a gerente Administrativa, Ivone Palácio; a gerente de Relações Trabalhistas, Hilda Bastos; a coordenadora de Exeutivos Multimídia, Wilma Mota; e a executiva de Contas do jornal, Eduarda Levy.

A diretoria da Folha de Pernambuco esteve presente na celebração | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em nome do veículo, o grupo doou garrafas de óleo de cozinha como ato concreto da festividade. Os produtos vão ser acrescentados às cestas básicas, serão doadas para a campanha social ‘Natal Sertanejo’, que beneficia municípios do Interior de Pernambuco, no final do ano.

Leusa Santos é a editora-chefe da Folha de Pernambuco | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“A Folha de Pernambuco apoia todas as manifestações de fé. É com muita honra e gratidão que a gente participa das comemorações e homenagens à Nossa Senhora da Cabeça. Toda a diretoria da Folha apoia muito essa festa. É uma congregação. O jornal sempre está perto do seu leitor. É mais uma demonstração de que estamos perto da comunidade e defendemos as suas causas”, disse a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos.

O público presente nesta quarta pediu bênçãos específicas à santa, como curas para dores de cabeça e pensamentos positivos que direcionem as escolhas da vida, uma vez que Nossa Senhora da Cabeça é conhecida por ajudar as pessoas nos âmbitos físico, emocional e espiritual.

Respeito à Virgem Maria
Tendo início às 11h30, a programação começou com a recitação do Terço de Nossa Senhora da Cabeça. O tema de 2024 é “Com Maria, sejamos peregrinos da Esperança”.

Ao meio-dia, o monsenhor Luciano Brito subiu ao altar para a Santa Missa. Na homilia, ele refletiu sobre o tema e falou sobre a importância dos bons pensamentos e que a santa está sempre à disposição dos devotos que, em ato de fé, precisam das bênçãos advindas da santidade.

Monsenhor Luciano Brito | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Dom Helder Câmara costumava dizer que não existe Jesus sem Maria e nem Maria sem Jesus. É verdade. Os dois sempre estão juntos. Nós não sabemos porque alguns seguidores de Cristo não têm essa confiança em Nossa Senhora. Deveriam ter sempre, porque através do ‘sim’ da Virgem Maria, o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, comentou o religioso.

Cura de recém-nascido
Era março quando a psicóloga Rosana Vasconcelos, de 61 anos, procurou a Igreja da Madre de Deus para pedir orações pelo neto, Joaquim Vasconcelos, que, ainda no ventre da mãe, a administradora Renata Vasconcelos, tinha apresentado problemas no cerebelo.

Segundo Renata, após diversos momentos de intercessão, o bebê foi curado e, hoje, ela foi ao templo agradecer. Hoje, o Joaquim tem 3 meses de vida.

A família de Joaquim Vasconcelos veio agradecer pela saúde e cura dele | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

"Quando minha filha estava com 7 meses de gravidez, foi fazer um exame e acusou que o bebê estava com um problema no cerebelo. Ela repetiu o exame por mais três vezes e deu o mesmo resultado. Eu pedi a cura à Nossa Senhora da Cabeça. O frei Damião Silva rezou, mesmo impondo as mãos sobre o celular e o raio-x. Hoje eu estou aqui agradecendo, e Joaquim está nos nossos braços", contou ela. 

Devoção no coração, fé na prática
Quem esteve entre a plateia sentiu de perto o aconchego de estar nos braços da santa, espiritualmente falando.

Segundo a servidora pública Maria do Bom Parto, 74, os momentos espirituais trazem paz na alma e alívio para a mente. Para ela, que veio dos Quatro Cantos, em Olinda, estar junto à Nossa Senhora da Cabeça é um momento ímpar.

A servidora pública Maria do Bom Parto, 74 anos | Foto:Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“O que me trouxe até aqui foi uma graça que eu alcançei para uma amiga minha , que tinha depressão. Eu rezo para todos. Nossa Senhora da Cabeça representa cura. Ela ajuda muita gente de ansiedade, problemas no cérebro e até de Alzheimer”, comentou.

Quem também chegou ao templo para agradecer foi a aposentada Ana Meiry, de 58 anos. Ela sofria com sinusite e relatou que foi recebeu um milagre, sendo curada da doença.

A aposentada Ana Meiry, de 58 anos | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Eu sempre venho à festa agradecer. Eu estava com uma sinusite muito forte. Pedi a ela e fiquei boa. Eu também vim pedir por outras pessoas doentes da cabeça e pela minha família. É sempre muito bom estar aqui, ao lado da mãezinha. Serve de conforto espiritual”, relatou.

Imposição do Santo Medalhão
Um dos momentos mais esperados pelos fiéis é a imposição do Santo Medalhão. A tradição se originou na Espanha, onde, pela intercessão da Virgem da Cabeça, aconteceram dois grandes milagres.

O utensílio é conhecido por proporcionar auxílio físico, emocional e espiritual àqueles que o recebem, fortalecendo a devoção e a fé dos presentes.

Programação
    •    Quinta-feira (8)
11h30 - Recitação do Terço de Nossa Senhora da Cabeça;
12h - Santa Missa - Presidida pelo Dom Paulo Jackson Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife);

Convidados - Pastoral da Coleta, empesa, Paço Alfândega, Grande Recife - Consórcio de Transporte Metropolitano, Escola em Tempo Integral do Pilar, Auditores Prefeitura do Recife;

Gesto concreto - Óleo.

Famílias Convidadas:
Família Ageu de Melo Pessoa;
Família Alves Nogueira Dias.

•    Sexta-feira (9)
11h30 - Recitação do Terço de Nossa Senhora da Cabeça; 
12h – Santa Missa – Presidida pelo Frei José Edilson – OFM – (Convento de Santo Antonio);

Convidados - Pastoral da Liturgia/ Cantinho da Fé/ Funcionários, Pastoral da Criança/ Comunidade do Pilar, Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, Florance, Cimento Express, Livraria Jaqueira, Movimento Pró-criança, Ambulatório Santa Dulce dos Pobres;

Gesto concreto - Óleo.

Famílias Convidadas:
Família Peixoto;
Família Lima Teixeira;
Família Correa Moraes;
Família Lira e Madruga.

•    Sábado (10)
9h30 - Recitação do Terço de Nossa Senhora da Cabeça;
10h - Santa Missa - Presidida pelo dom Fernando Saburido (Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife);

*Ao final da Santa Missa, procissão pelas Ruas do Bairro do Recife.

A História de Nossa Senhora da Cabeça
A devoção à Nossa Senhora da Cabeça remonta ao século XII, em Andaluzia, Espanha.

A Virgem é chamada por esse nome em referência ao Pico da Cabeça, onde apareceu pela primeira vez ao camponês Juan, um homem que havia perdido o braço em batalha.

Durante aquela aparição, Nossa Senhora pediu que ele anunciasse a mensagem de conversão e edificasse uma capela em homenagem a ela.

Diante da dúvida de Juan sobre a aceitação da mensagem, Nossa Senhora intercedeu e foi realizado um milagre extraordinário: o braço amputado do jovem voltou a crescer.

A segunda aparição ocorreu em circunstâncias igualmente milagrosas, quando um homem condenado injustamente à forca foi salvo pela intervenção da Virgem, que inspirou o rei a lhe conceder o perdão no último momento.

Esse milagre é simbolizado na imagem de Nossa Senhora da Cabeça segurando uma cabeça, um poderoso símbolo de intercessão e proteção.

Veja também

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto
Brasil

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão
Mar do Japão

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão

Newsletter