Sex, 26 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MUNDO

Nova Zelândia aprova uso medicinal de "cogumelos mágicos"

A psilocibina, composto psicodélico natural encontrado em certos tipos de cogumelos, poderá ser utilizada no tratamento de depressão

Cogumelos psilocibinos são dispostos em uma bandeja desidratadora pelo fundador da Comunidade PACK LifeCogumelos psilocibinos são dispostos em uma bandeja desidratadora pelo fundador da Comunidade PACK Life - Foto: Jason Connolly / AFP

A Nova Zelândia aprovou nesta quarta-feira o uso medicinal da psilocibina, um composto alucinógeno encontrado principalmente nos chamados "cogumelos mágicos".

O vice-primeiro-ministro David Seymour anunciou uma flexibilização das normas para que a psilocibina possa ser utilizada no tratamento de alguns tipos de depressão.

A psilocibina é um composto psicodélico natural encontrado em certos tipos de cogumelos e que pode causar alucinações ou alterações no estado mental.

"A psilocibina continua sendo um medicamento não aprovado, mas os psiquiatras com vasta experiência terão autoridade para prescrevê-la a pacientes com resistência a tratamentos contra a depressão", explicou Seymour.

"Isso é muito importante para pessoas com depressão que já tentaram de tudo e ainda estão sofrendo. Se um médico acredita que a psilocibina pode ajudar, ele deve ter as ferramentas para tentar", acrescentou o vice-premiê.

As regras para prescrever a substância serão muito rigorosas.

Apenas psiquiatras que tenham participado de ensaios clínicos com psilocibina poderão prescrevê-la, devendo relatar rigorosamente seu uso e manter registros detalhados.

Drogas de uso recreativo, como MDMA e cogumelos alucinógenos, estão sendo cada vez mais utilizadas em ambientes médicos convencionais para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático e depressão.

A Austrália aprovou o uso medicinal da psilocibina em 2023.

Veja também

Newsletter