Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ESTADOS UNIDOS

"Onde você aprendeu a falar inglês?": Trump comete gafe em encontro com presidente da Libéria

Comentário foi feito durante reunião com lideranças de diversos países do continente africano; fundada por ex-escravizados americanos, a Libéria tem o inglês como idioma oficial

'Onde você aprendeu a falar inglês?': Donald Trump comete gafe em encontro com presidente da Libéria 'Onde você aprendeu a falar inglês?': Donald Trump comete gafe em encontro com presidente da Libéria  - Foto: Reprodução / @WhiteHouse

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cometeu uma gafe durante um almoço com chefes de Estado e representantes do continente africano realizado nesta quarta-feira na Casa Branca. Durante a agenda, o mandatário americano fez uma série de elogios relativos à habilidade do presidente da Libéria, Joseph Boakai, de conversar em inglês.

— Que inglês lindo! Onde você aprendeu a falar inglês? Na Libéria? — comentou o republicano — Tem gente nesta mesa que não consegue falar tão bem quanto você.

 

A história da Libéria é única entre as nações africanas. É um dos dois únicos países da África Subsaariana, juntamente com a Etiópia, sem raízes na colonização europeia. Foi fundada e colonizada por escravos americanos libertos com a ajuda de uma organização privada chamada American Colonization Society, entre 1821 e 1822, na premissa de que os ex-escravizados americanos teriam maior liberdade e igualdade na nova nação.

Os escravizados libertos de outros países também foram enviados para a Libéria, em vez de serem repatriados para seus países de origem.

Os colonos criaram um grupo de elite da sociedade da Libéria, e, em 1847, fundaram a República da Libéria, que instituiu um governo inspirado nos Estados Unidos, nomeando Monróvia como sua capital, homenageando James Monroe, o quinto presidente dos Estados Unidos e um proeminente defensor da colonização.

Veja também

Newsletter