Ônibus ganha duas catracas no embarque
Além de equipamento perto da porta traseira, como a Folha mostrou há dez dias, segunda catraca está sendo testada na dianteira para agilizar acesso
Um ônibus do sistema de transporte municipal de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), é o primeiro do Estado a contar com uma segunda catraca para embarque. O novo equipamento fica na parte dianteira do coletivo, ao lado da catraca que já existia, e permite que os usuários formem uma segunda fila na hora de pagar a passagem. O objetivo é agilizar o embarque, sobretudo de estudantes, que costumam ter dificuldades com a biometria digital ao usar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). O teste está sendo feito no veículo 228 da linha 409-Curado IV/Barra de Jangada, conhecida pela grande demanda. O setor empresarial não descarta, em breve, levar a medida a outras linhas da RMR.
O funcionamento é simples: quem paga em dinheiro, vai para a catraca antiga, perto da qual continua o cobrador. Quem usa o VEM pode recorrer a qualquer uma das catracas, já que ambas têm validadores do VEM. Diretor de Transporte Rodoviário da Associação Nacional do Transportador e dos Usuários de Estradas, Rodovias e Ferrovias em Pernambuco (Antuerf), Jailson Silva explica que o modelo já existe em linhas de ônibus de alta demanda de São Paulo. "Essa linha, a Curado IV/Barra, tem a mesma característica: uma movimentação de passageiros muito grande. Estimo que umas 20 escolas estejam no trajeto desse ônibus. Ele enche e esvazia várias vezes, transporta muito estudante, que demora mais para passar pela catraca porque tem que colocar a digital no validador", observa.
A Empresa Metropolitana, que opera essa linha no transporte de Jaboatão, gerido pela prefeitura, e mais 52 no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, gerenciado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), disse que o teste terá resultados compartilhados com o GRCT e, "se houver interesse do órgão", poderá "ser expandido", ainda que não haja previsão para isso.
Questionada se a necessidade de uma segunda catraca para agilizar o embarque é o reconhecimento de que a biometria digital tem gerado problemas à operação, a empresa afirmou que o setor acompanha o desenvolvimento de tecnologias e soluções aplicadas ao transporte público e "tem implantado medidas que impactam positivamente na operação do sistema, conferindo maior qualidade, agilidade e segurança ao serviço". Já o GRCT informou que sua Diretoria de Operações discutiu o tema com técnicos de São Paulo, onde já há a segunda catraca em alguns ônibus, mas que não há debate sobre a implantação da medida nas linhas que gerencia. previsão para isso.
O ônibus 228 da Metropolitana é o primeiro a ter um segundo bloqueio na hora do embarque, mas não é o único, no Estado, a ser alvo de testes com mais de uma catraca. Como a Folha de Pernambuco mostrou em primeira mão há duas semanas, veículos das linhas 139-TI Cabo/TI Cajueiro Seco e 1984-Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima também estão circulando com uma segunda catraca, só que perto da porta traseira, para o desembarque. O objetivo é dificultar que usuários entrem nos ônibus sem pagar a passagem. A medida não é unanimidade, já que também atrapalha passageiros idosos ou que estiverem com sacolas ou outras cargas a bordo.previsão para isso.

