Perda de independência do Fed seria muito preocupante para EUA e mundo, diz Christine Lagarde
Os comentários de Lagarde vêm após Trump ter tomado medidas no mês passado para demitir a diretora do Fed, Lisa Cook
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou que uma possível perda de independência do Federal Reserve (Fed) pode ter consequências graves tanto para os Estados Unidos quanto para a economia global.
"Seria muito preocupante se o presidente Donald Trump tivesse sucesso em seus esforços para assumir o controle do banco central dos Estados Unidos", disse Lagarde à rádio francesa Radio Classique nesta segunda-feira, 1.
Lagarde considerou que será difícil para Trump ter sucesso na tentativa de burlar a independência do Fed. "Precisaria garantir o controle da maioria dos tomadores de decisão do Fed", disse. Mas, ponderou que se ele conseguisse, a independência do BC americano estaria em risco.
Leia também
• Fed define exigências finais de capital para grandes bancos válidas a partir de 1º de outubro
• Governadora do Fed, Lisa Cook, processa Trump por tentar demiti-la
• Atitude mais 'honrosa' que Cook poderia tomar é deixar o Fed, diz membro da Casa Branca
"Teria sérias repercussões não apenas para os Estados Unidos, mas para toda a economia global, dado o papel central que os EUA desempenham", reforçou Lagarde.
Os comentários de Lagarde vêm após Trump ter tomado medidas no mês passado para demitir a diretora do Fed, Lisa Cook - vista como parte de uma tentativa de controlar o conselho do Fed e pressionar o banco central a cortar os juros mais rapidamente.

