Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Saúde

Pernambuco: Secretaria de Saúde reforçará campanha mensal de vacinação em escolas da rede estadual

A comunidade escolar se mobilizará para garantir a imunização dos alunos com menos de 15 anos

A vacinação nas escolas de Pernambuco ocorre em toda última semana letiva do mêsA vacinação nas escolas de Pernambuco ocorre em toda última semana letiva do mês - Foto: Philipe Jonathan/Divulgação

A vacinação realizada mensalmente em escolas de Pernambuco será reforçada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em abril. A mobilização deste mês acontecerá a partir desta segunda-feira (28) e vai até a sexta-feira, dia 2 de maio.

A iniciativa, que ocorre toda última semana letiva do mês, leva profissionais da saúde até as escolas para vacinar os estudantes da rede estadual para atualizar a caderneta e garantir uma maior proteção contra diversas doenças.

O serviço terá ação conjunta com o Ministério da Saúde através da campanha Semana Saúde na Escola. O objetivo é conscientizar os alunos por meio de ações relacionadas à prevenção e promoção de saúde.

A campanha de vacinação tem crianças e adolescentes menores de 15 anos como público-alvo e inclui as vacinas de rotina previstas no Calendário Básico de Imunização.

 “A vacinação escolar promove educação e saúde em um espaço seguro, que aumenta a confiança das famílias na vacinação, e se percebe a diminuição na evasão escolar", disse a superintendente de Imunização do estado, Magda Costa.

"Além disso, diminui o risco de contaminação, especialmente considerando que as escolas são ambientes de grande aglomeração”, completou.

Em março deste ano, foram aplicadas 20 mil doses de vacinas. A SES-PE destaca a importância da iniciativa não apenas para ampliar a cobertura vacinal, como também para manter a caderneta de vacinação em dia.

Para a realização da imunização, as crianças devem comparecer às escolas com o cartão de vacinação para a avaliação ou para a vacinação. Os documentos necessários para a ação são comunicados previamente aos pais pelas unidades escolares.
 

Veja também

Newsletter