Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Pernambuco

Mãe de bebê abandonado não quer ficar com a criança

Menina foi abandonada na rua com menos de dois meses de vida. O parto foi feito pela própria mãe, que aprendeu a partir de vídeos na internet

A delegada do caso falou a impressa dizendo que a mãe responderá processo em liberdade por abandono de incapazA delegada do caso falou a impressa dizendo que a mãe responderá processo em liberdade por abandono de incapaz - Foto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

A mãe da bebê que foi abandonada na última terça-feira em uma rua em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, disse em depoimento à polícia que, apesar de estar arrependida da forma como o caso transcorreu, não tem interesse em reaver a guarda da filha. Segundo a delegada responsável pelo caso, Lídia Barci, a bebê não tem registro, e a mãe, de 21 anos, a chama de Esmeralda, pela cor dos olhos da menina. Ela nasceu no dia 11 de setembro e o parto foi feito pela própria mãe, em casa, no bairro do Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. Ela afirmou em depoimento que aprendeu como fazer o parto a partir de vídeos na internet.

De acordo com a delegada, a jovem, que mora com a mãe, afirmou à avó da criança que a levaria para o Conselho Tutelar para adoção, mas mudou de ideia no meio do caminho. “A criança estava toda protegida e não havia qualquer indício de maus-tratos, o que leva a crer que ela queria mesmo abandonar a criança na rua. Ela estava desesperada e não tinha condições financeiras de cuidar da menina”, afirmou. Uma tia da família que também mora nas proximidades disse que a sobrinha estava desempregada e é usuária de drogas.

Leia também:
Mãe de bebê abandonada diz estar arrependida mas não deseja ter a criança de volta
Mãe do bebê abandonado em Casa Amarela presta depoimento à polícia
Mulher alega ser tia de bebê abandonado e pede guarda da criança 

Ainda em depoimento, a mãe afirmou que já havia entregue outra filha, de forma legal, ao Conselho Tutelar e que, por medo de perder a guarda das outras duas filhas mais velhas que vivem com ela, de 3 e 4 anos, decidiu abandonar a bebê na rua. A criança vai ficar com o Conselho Tutelar por 30 dias e, se nenhum familiar entrar em contato, entrará na lista de adoção. A delegada ouvirá a avó e a tia da menina próxima semana.

Entenda o caso

A menina foi abandonada na manhã da última terça-feira em uma via transversal à rua Padre Lemos, em Casa Amarela. De acordo com a Polícia Civil, a criança foi encontrada dez minutos depois de ser abandonada por um homem e seu filho, dentro de uma bolsa.

A mãe, que não teve o nome divulgado, foi conduzida à delegacia do bairro na tarde de quinta-feira para prestar depoimento, mas não foi presa, devido ao Código Eleitoral, que proíbe a prisão de qualquer pessoa cinco dias antes da eleição e 48 horas depois, a não ser que seja em casos de delito flagrante. Ao final do inquérito, ela pode ser indiciada por abandono de incapaz e ser condenada de seis meses a três anos de reclusão. A pena pode aumentar em um terço, se o abandono for praticado pelos pais da vítima e mais um terço se em lugar ermo.

A polícia acionou o Conselho Tutelar de Casa Amarela, que encaminhou a bebê à Maternidade Barros Lima, onde passou por exames que constataram que ela estava bem. A criança está sendo cuidada no Lar do Neném, uma ONG localizada no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

Veja também

Newsletter