UFPE suspende atividades presenciais nesta segunda (28) devido a alerta da Apac
Apac emitiu alerta de chuva moderada a forte até esta segunda-feira (28) na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) emitiu neste domingo (27) um comunicado suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos centros acadêmicos do Recife e de Vitória de Santo Antão.
A decisão é em virtude do informe da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que divulgou, neste domingo (27), um alerta de chuvas com intensidade moderada a forte para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata.
No comunicado, a instituição informa que funcionarão normalmente os serviços essenciais e será permitido o acesso a espaços físicos da instituição. No entanto, a universidade ressaltou que a comunidade acadêmica não deve se colocar em situação de risco.
Segundo a Apac, a previsão é que as pancadas de chuva devem durar até a manhã desta segunda (28). A precipitação deve-se, de acordo com o órgão, a um aumento de instabilidade causada pelo sistema meteorológico conhecido como Cavado. Ele se caracteriza por uma área alongada de baixa pressão na atmosfera que favorece a formação de nuvens de tempestade e chuva.
Veja a íntegra do comunicado da UFPE:
A UFPE suspende as atividades acadêmicas e administrativas presenciais com base no alerta “Estado de Atenção da Apac”, no turno da manhã nesta segunda-feira (28), nos centros acadêmicos do Recife e da Vitória de Santo Antão.
1. Atividades acadêmicas na graduação:
Devem ser observadas as determinações presentes na Resolução nº5/2025, do Cepe/UFPE, durante o período de suspensão.
2. Atividades acadêmicas na pós-graduação:
Devem ser observadas as determinações presentes na Resolução CEPE nº 04/2022 (pós-graduação), durante o período de suspensão.
3. Atividades Administrativas:
Orientamos o registro da ocorrência pertinente no SIGRH, pelos servidores técnico-administrativos.
4. Atividades acadêmicas do Colégio de Aplicação:
A direção do Colégio de Aplicação irá dar orientações específicas no início da manhã do dia 28/07 para toda a comunidade escolar.
5. Atividades essenciais:
Ressaltamos a preservação dos serviços essenciais e o acesso a espaços físicos da instituição, conforme a Resolução nº 04/2021, do Conselho de Administração, para identificação de problemas, danos, realização de vistorias e de pareceres.
A UFPE enfatiza que os integrantes de toda a comunidade acadêmica não devem se colocar em situação de risco em seus deslocamentos.

