Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Opinião

Personagens dos carnavais de Cortês: Severino Justino (Pelado)

Um personagem muito importante dos carnavais de Cortês jamais foi lembrado pelos organizadores da festa momesca. Estou falando de um homem simples, humilde, trabalhador rural do Engenho Ilha de Flores e que, no período de carnaval, deixava de lado a dura labuta de trabalhador braçal e levava alegria para as ruas e ladeiras de nossa cidade com o seu bloco "Beija Flor", antigo Baianal criado por seu pai Vicente Justino, carreiro do Engenho Pedrez da usina Pedrosa. Falo do saudoso "Pelado".

A cidade de Cortês ficava ansiosa aguardando a chegada do bloco de Pelado. Quando se ouviam os batuques dos tambores e dos chocalhos oriundos da rua da linha (rua Frederick Von Shosten ) era o sinal de que o Baianal de Pelado já estava nas ruas da cidade! As famílias se debruçavam nas sacadas e janelas para prestigiar o homem simples e os seus pupilos em um momento único de apogeu daquelas pessoas humildes.

Hoje só nos restam as boas e belas recordações dos personagens que fizeram a história dos nossos saudosos carnavais. Obrigado mestre Pelado por nos trazer tanta beleza e alegria no seu bloco Beija Flor, antigo Baianal.


*Radialista


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

Veja também

Newsletter