PF cumpre 27 mandados de prisão contra acusados de integrar PCC
27 mandados de prisão preventiva foram expedidos contra acusados de integrar facção criminosa que atua em Pernambuco e em outros estados
Policiais federais cumprem, nesta terça-feira (25), 27 mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão contra acusados de integrar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que atua em vários estados, inclusive Pernambuco, onde é cumprido um mandado de prisão preventiva contra um detento que estava cumprindo pena por tráfico de drogas na Penitenciária de Petrolina, no Sertão do Estado.
O objetivo da Operação Expurgo é evitar que o grupo, que é a principal facção de São Paulo, se consolide no Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Federal (PF), investigações iniciadas em dezembro de 2018 mostraram que os líderes dessa facção tinham um plano de se expandir para o estado do Rio, através de alianças com grupos criminosos.
O grupo já atua no Rio, mas a polícia quer evitar que ele se estabeleça de vez no estado. Muitas das lideranças já estão presas e continuam controlando as atividades criminosas de dentro de presídios do Rio e de outros estados, com o uso de aplicativos.
Leia também
• Flordelis colocou arsênico na comida de pastor, diz polícia
• Protestos depois que policial atirou em homem negro pelas costas
• Desembargadores comemoram nova norma da Polícia Federal que facilita acesso a armas
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Bangu, no Rio de Janeiro, e estão sendo cumpridos em seis estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.
Os presos estão sendo investigados por participação em organização criminosa e tráfico de drogas e armas.

