Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Mundo

Polícia na Itália protesta contra máscaras cor-de-rosa: "Risco à dignidade"

Imprensa italiana divulgou carta do Sindicato Autônomo de Polícia reivindicando outras cores

Policiais italianos usando máscaras de proteção contra o coronavírus Policiais italianos usando máscaras de proteção contra o coronavírus  - Foto: Vincenzo Pinto/AFP

Policiais na Itália enviaram uma carta ao Ministério do Interior reclamando de um lote de máscaras de proteção contra a Covid-19 enviado aos agentes. O motivo do protesto, no entanto, nada tem a ver com uma possível oposição ao uso do equipamento em si. O problema foi o fato de as máscaras serem cor-de-rosa

A carta, divulgada pela imprensa italiana nesta quinta-feira (13) e assinada pelo secretário-geral do Sindicato Autônomo de Polícia (SAP), Stefano Paoloni, diz que o lote cor-de-rosa indica uma falha das autoridades italianas em "preservar a dignidade" dos policiais.

"As razões por trás da compra de máscaras de uma cor que não parece adequada à nossa Administração não são conhecidas, e a escolha de aprovar esta compra é desconcertante", afirma a carta. O texto traz ainda o argumento de que os agentes não devem receber ordens para "realizar atividades institucionais com dispositivos de proteção de cor excêntrica em relação à farda".

Segundo o sindicato, se os policiais usarem essas específicas máscaras cor-de-rosa "corre-se o risco de comprometer a imagem da instituição" de segurança. "Portanto, solicitamos uma intervenção imediata visando a garantir que os colegas trabalhem com máscaras de cores diferentes (brancas, azuis ou pretas)." 

O Ministério do Interior, pasta responsável pela segurança do país, não comentou o conteúdo da carta e a solicitação dos policiais.

Veja também

Newsletter