Policiais militares de Pernambuco realizam campanha de doação sangue ao Hemope
Cerca de 100 agentes devem participar da ação
Cerca de 100 agentes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) participaram, nesta sexta-feira (16), de uma campanha de doação de sangue ao Hemope. A ação, segundo a corporação, faz parte da programação comemorativa dos 198 da PMPE.
Com o intuito de aumentar o estoque de sangue da Fundação Hemope, a mobilização aconteceu no Centro Médico Hospitalar, unidade conhecida como Hospital da PM, ao lado do Quartel do Derby, na área central do Recife.
Além da campanha da PM, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) promoveu, nesta sexta (16), uma campanha de doação na sede do Hemope. A ação "Heroísmo nas Veias", que mobilizou comandantes e chefes da PMPE e das polícias Civil e Científica.
No Hospital da PM, a ação contou com a participação de policiais que já eram doadores, como é o caso do agente Ítalo Oliveira. “Já sou doador recorrente e vim participar dessa ação fazendo o que eu já faço. É um papel de solidariedade e cidadania”, disse.
Leia também
• Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangue
• Durante Campanha de São João, Hemope realiza comemoração em homenagem ao Dia do Doador de Sangue
• Campanha de incentivo à doação de sangue marca Dia Mundial do Doador
Para Maurício Toscano, diretor do Centro Médico Hospitalar, a ação também dialoga com o período de festas juninas, no qual há a necessidade de um estoque maior de sangue. “Esperamos cerca de cem doadores, que são recrutados e se voluntariam. Essa ação ajuda principalmente nesses períodos de festa. É uma forma de ajudar o Hemope”, disse o diretor.
Como doar
Para doar sangue, segundo o Hemope, é preciso apresentar boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50kg; estar descansado (com ao menos seis horas nas últimas 24 horas).
Ainda, é necessário estar alimentado e portar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social). A doação pode ser agendada através do 0800-0811535.

