Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
LIVRE PARA ESTUDAR

Prefeitura do Cabo lança programa de distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais

Programa, que beneficiará 5.742 estudantes, será lançado na próxima quarta-feira (29)

Absorventes serão distribuídos pela Secretaria de EducaçãoAbsorventes serão distribuídos pela Secretaria de Educação - Foto: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho/Divulgação

A falta de condições financeiras para compra de absorventes e a ausência de informações sobre os cuidados de higiene essenciais durante o período menstrual são fatores relacionados à pobreza menstrual, o que provoca o afastamento de muitas alunas das escolas, durante o período menstrual.  

Por isso, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, lança, na próxima quarta-feira (29), o projeto "Livre para Estudar"

A iniciativa visa combater a pobreza menstrual ao distribuir absorventes gratuitos para alunas da rede municipal de ensino, e assim, evitar a evasão escolar feminina. Com um investimento de R$ 213,73 mil, a ação beneficiará 5.742 estudantes na faixa etária de 11 a 16 anos.

O projeto tem base na Lei Federal nº 14.214/2021, que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual e determinou o fornecimento de absorventes higiênicos, de forma gratuita, a estudantes dos ensinos fundamental e médio, além de mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias.

 Em âmbito municipal, a Secretaria de Educação está utilizando dados do Sistema de Gestão da Educação do Cabo de Santo Agostinho (Sigec), para direcionar adequadamente os absorventes às alunas necessitadas. A distribuição ocorrerá diretamente nas unidades de ensino e será coordenada pela direção escolar, com base nas informações coletadas pelo Sigec. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “uma em cada quatro mulheres no Brasil já faltou às aulas por não poder comprar absorventes, e quase metade dessas meninas (48%) tentaram esconder o motivo e 45% acreditam que não ir à aula, por falta de absorventes, impactou negativamente seu rendimento escolar. ”
 
O "Livre para Estudar" está alinhado ao Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, que visa garantir a melhoria dos indicadores de aprendizagem dos estudantes. Uma das ações é mapear todos os estudantes, considerando indicadores de vulnerabilidade socioeconômica, raça/cor e gênero, tendo sempre a perspectiva de equidade como meta a ser alcançada.

Veja também

Newsletter