Prefeitura lança programa Qualifica Pré-Natal Recife
A iniciativa visa reduzir os riscos no período da gestação e do pós-parto durante a pandemia da Covid-19 através da qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde
A Prefeitura do Recife lançou, nesta terça-feira (1º), o programa Qualifica Pré-Natal Recife. A iniciativa visa reduzir os riscos no período da gestação e do pós-parto durante a pandemia da Covid-19 através da qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde e, com isso, diminuir a mortalidade materna. O lançamento aconteceu no Auditório Capiba, no Edifício-sede da prefeitura.
O programa é financiado com recursos de incentivo federal para o desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério. No Recife, foram destinados mais de R$1 milhão e 300 mil para a execução. Em média, mil gestantes serão acompanhadas pelo projeto a cada três meses. A previsão é que o programa dure até dezembro deste ano.
De acordo com a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, a primeira infância começa na gestação.
“Uma coisa que a gente pontua muito é que a primeira infância começa na barriga. A mulher precisa ter uma assistência adequada que compreenda lato sensu, desde a parte técnica do pré-natal, até a escuta. Precisamos compreender que é preciso ter uma escuta ativa para a mulher gestante e ter essa relação de humanização. Essa mulher que vai parir precisa ter um parto com plenitude, cuidado, atenção e respeito”, pontuou a vice-prefeita.
Durante a pandemia da Covid-19, muitas mulheres deixaram de realizar o acompanhamento na gestação. Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, esse é o momento para perceber a importância desse acompanhamento.
“A gente sabe que algumas mulheres deixaram de fazer o seu pré-natal na pandemia e sabemos também o que representou a Covid para as gestantes, os riscos que elas sofreram. Por isso, priorizamos esse público na vacina e estamos priorizando a questão do pré-natal”, destacou.
O projeto conta com a participação de enfermeiras obstetras contratadas para desenvolver o trabalho com mais de 100 equipes nas unidades de saúde do Recife. Também será realizado um Curso de Qualificação do Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde do Recife para mais de 200 profissionais.
Para um acompanhamento ativo das gestantes, a PCR promove ações pelo Atende em Casa e Telessaúde, com busca ativa dessas mulheres que testaram positivo para Covid-19.
Além disso, o programa promove a ampliação do vínculo entre a gestante e as maternidades e apoio clínico assistencial para as equipes de Atenção Básica à Saúde.
Leia também
• Inscrições abertas para Patrimônio Vivo do Recife e Plano Recife AMA Carnaval
• Pernambuco autoriza eventos sociais com até três mil pessoas ou 70% da capacidade em locais abertos
• ONGs denunciam uso de bombas de fragmentação pela Rússia; armamento é proibido por tratado internacional
Mamógrafo móvel
No mês de março, a Secretária de Saúde (Sesau) do Recife promove um mutirão de mamografias. Dois mamógrafos móveis circulam pelos bairros da cidade levando os atendimentos às mulheres entre 50 e 69 anos. Ao todo, são oferecidas 80 vagas (40 pela manhã e 40 à tarde), em cada local onde o mamógrafo móvel estará, exceto no dia 12 de março, quando serão disponibilizadas 60 vagas.
Para realizar o exame, a paciente deve fazer agendamento prévio nos locais onde o caminhão passará e levar, no dia marcado, documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
A lista completa dos locais onde os mamógrafos móveis passarão pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife.

