Presidente do Imip, Sílvia Rissin espera que 2024 seja de acolhimento a mais pacientes
Direção do hospital visitou a Folha de Pernambuco
Um dia após a tradicional cantata natalina, que reuniu mais de 800 pessoas, a presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Silvia Rissin, e a superintendente-geral, Tereza Campos, visitaram a sede da Folha de Pernambuco nesta terça-feira (19), e contaram as expectativas da instituição de saúde para 2024.
Silvia e Tereza foram recebidas pelo diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi, e pela diretora Administrativa, Mariana Costa.
Leia também
• Imip inaugura espaço pioneiro para reabilitação de pacientes com dificuldades de locomoção
• IMIP oferta serviços de saúde em ação voltada para a população idosa
• Imip passa a usar tecnologia que auxilia na localização de lesões na mama
Após um ano de conquistas, com inauguração de espaço para reabilitação de pacientes com dificuldade de locomoção, visita do ministro de Relações Institucionais e diversas campanhas ao longo do ano, Rissin espera que 2024 seja um ano repleto por acolhimento, para que o hospital consiga suprir as demandas que surgirem ao longo dos dias.
"Esperamos atender mais pessoas que precisam do Imip e mais colaboração da sociedade, porque sem as pessoas, sem emendas e todo um conjunto de forças, a gente não consegue. Temos que andar a cada passo com as demandas. Esperamos que tudo seja mantido dentro de um equilíbrio, porque é difícil, mas a gente segue em frente", destaca Silvia.
Silvia Rissin é a presidente do Imip | Foto: Arthur Mota/Folha de PernambucoO Imip completou 63 anos de existência, em junho, e é um dos 1.680 hospitais filantrópicos, contando com 4.700 trabalhadores que formam um corpo clínico altamente capacitado e uma infraestrutura composta por unidades de internamento, ambulatórios, laboratórios, salas de aula e centros de pesquisa.
O centro tem parcerias com outras instituições de saúde nacionais e internacionais.
Laboratório de Marcha
O espaço é pioneiro no Estado e o segundo do Nordeste, sendo destinado às pessoas que possuem dificuldade de se locomover. Inaugurado em novembro, o Laboratório de Marcha integra o conjunto de equipamentos tecnológicos do Imip e é um marco na reabilitação física e motora em Pernambuco.
Tendo o objetivo de proporcionar recursos de alta tecnologia para a população com deficiência física, sejam adultos ou crianças, e promover a recuperação funcional, o laboratório melhora a qualidade de vida do paciente. O serviço é oferecido pelo SUS.
Superintendente-geral do imip, Tereza Campos | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco"Esse espaço conta com atendimento multidisciplinar. O médico clínico faz a consulta no hospital. Depois ele passa o caso para um ortopedista, que vai avaliar e pede para fazer os testes necessários. A partir daí, começa o processo para desenvolver as situações de cada paciente", explicou a superintendente-geral Tereza Campos.
Visita de ministro Alexandre Padilha
A comitiva do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também marcou o ano do Imip. Durante a visita, ele passou pelo setor de hemodiálise de adulto, a enfermaria e a oncologia pediátricas da instituição, referência em Pernambuco para o atendimento de crianças com doenças graves e de alta complexidade para transplantes, cardiologia e doenças raras.
De acordo com Campos, sempre os líderes da Saúde do Brasil sempre mantiveram a tradição de visitar o complexo hospitalar para buscar auxiliar a instituição com recursos que aprimorem ainda mais o atendimento ao público.
No momento da visita, a gestão do hospital apresentou um projeto para construção de um centro de oncologia que deve ser instalado na frente da instituição, onde funciona hoje o serviço de radioterapia. O prédio deve ter até quatro andares e deve ficar pronto entre quatro e cinco anos. A obra deve custar R$ 90 milhões.
"A gente foi pedir ajuda financeira. Então, apresentamos o projeto ao ministro. Ele ficou encantado e disse que a gente poderia contar com o apoio do Governo Federal. Também apresentamos a alguns deputados federais e senadores, que se comprometeram a buscar uma emenda de bancada para construção e pré-aquisição de equipamentos para esse centro de oncologia", concluiu Tereza.

