Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
AMÉRICA DO NORTE

Presidente do México rebate ordem dos EUA contra cartéis: "Comecem pelo seu país"

A presidente também defendeu esforços conjuntos dentro das fronteiras de cada país

A presidente do México, Claudia SheinbaumA presidente do México, Claudia Sheinbaum - Foto: Alfredo Estrella / AFP

Leia também

• Presidente do México sobe o tom e denuncia ameaças à soberania nacional em meio a tensões com os EUA

• México inicia envio de 10 mil militares para a fronteira com os EUA

• Casa Branca diz que cartéis do narcotráfico 'têm uma aliança com o governo do México'

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, criticou a determinação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ, na sigla em inglês) que impõe a "eliminação total" dos cartéis internacionais. Para ela, Washington deveria primeiro lidar com seus próprios problemas internos relacionados ao tráfico de drogas.

"Comecem pelo seu país. Nós, claro, vamos nos coordenar, colaborar, mas, como disse em 5 de fevereiro, nunca com subordinação nem ingerência, é coordenação", afirmou Sheinbaum durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 7.

Na quarta-feira, o DoJ publicou um memorando anunciando mudanças na estratégia para o combate aos cartéis de drogas e organizações criminosas transnacionais.

"Eles têm muito o que fazer nos EUA. Como o fentanil ou qualquer outra droga chega até lá? Quem transporta pela fronteira? Quem distribui e vende essas drogas nas cidades americanas, onde causaram tanta tragédia?", questionou Sheinbaum.

A presidente também defendeu esforços conjuntos dentro das fronteiras de cada país e negou que esteja buscando apoio direto dos Estados Unidos. "Não. O que estamos pedindo é colaboração e coordenação com todo o governo dos EUA. Eles têm diferentes agências, mas queremos coordenação e cooperação", afirmou.


 

Veja também

Newsletter