Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CONFLITOS

Premier britânico afirma que há consenso no G7 para apelo à "desescalada" entre Israel e Irã

Starmer destacou que falou com a maioria dos líderes do G7 depois de sua chegada no domingo para a cúpula

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir StarmerPrimeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer - Foto: Ludovic Marin/AFP

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, considerou, nesta segunda-feira (16), que os líderes do G7 reunidos no Canadá concordam em seu desejo de uma desescalada entre Israel e Irã.

"Acredito que há um consenso a favor de uma desescalada", declarou Starmer a jornalistas na cúpula de líderes do grupo, nas Montanhas Rochosas canadenses.

"Obviamente, o que temos que fazer hoje é unir" essa vontade "e deixar claro como se vai conseguir" uma desescalada, disse.

"Mas o risco de que o conflito se agrave é evidente, acredito, e as implicações - não apenas para a região, mas também a nível global - são realmente imensas, desta forma a prioridade deve ser a desescalada", insistiu.

Starmer destacou que falou com a maioria dos líderes do G7 depois de sua chegada no domingo para a cúpula, e conversou por telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Em outra ordem, Starmer disse que espera - em uma reunião em Kananaskis com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - finalizar a implementação de um acordo comercial entre os aliados, em meio à guerra tarifária lançada pelo líder americano.

Veja também

Newsletter