Qual a diferença entre notícia e reportagem?
Para nos informarmos, recorremos aos meios de comunicação como a imprensa e a televisão, poderemos ver diferentes apresentações para poder nos informar as informações. Nem todos têm a mesma forma e intenção.
Podemos ler, portanto, que nos mostram notícias e reportagens, ambos pilares fundamentais deste meio de comunicação.
A questão em tudo isso é, como podemos distinguir cada um, quando estamos falando de cada modo de comunicação?
Os termos reportagem e notícia podem ser confundidos ou usados indiferentemente quando tratados no campo do jornalismo.
No entanto, ambos são conceitos completamente diferentes. De fato, se são usados em áreas diferentes ou separadamente, geralmente não há confusão, pois são termos reconhecidos e bem diferenciados pela grande maioria.
Abaixo está qual a diferença entre notícia e reportagem.
Qual a diferença entre notícia e reportagem.
O que é notícia?
Uma notícia é feita para informar a população em geral sobre um evento que acabou de ocorrer. Sua maior qualidade buscada é o imediatismo, de poder levar os dados para as pessoas o mais rápido possível.
Para que as notícias sejam relevantes, elas precisam passar por quatro filtros bem conhecidos.
-
torná-lo verdade
-
torná-lo atual
-
Torná-lo interessante
Portanto, nem todos os eventos que ocorrem podem ser considerados notícias. Já que alguns podem ser recentes, mas ninguém se importa. E também escrever sobre algo que aconteceu há muito tempo, deixou de ser notícia.
Você deve responder algumas perguntas básicas, como:
-
O que aconteceu ?
-
Com quem aconteceu?
-
Quando aconteceu?
-
Como aconteceu?
-
Onde isso aconteceu?
-
Por que aconteceu?
É verdade que em muitos casos a informação existente não é suficiente para cobrir e responder satisfatoriamente a todas estas questões.
O que é reportagem?
Uma reportagem, no que lhe concerne, é uma escrita que é basicamente um trabalho de informação. Segundo o Portal de notícias Mídia CON, são indagações jornalísticas, mas cuja intenção difere, esta tem em vista ser muito mais profunda nas informações que cogita mostrar.
Você pode compartilhar algumas características com a notícia, porque no final do dia você estaria relatando um fato também. Mas a pesquisa anterior para poder escrevê-lo é muito mais profunda, citando ainda mais fontes.
O processo também é muito mais rigoroso, onde à investigação pode demorar muito mais porque não está à procura de novidades.
São documentários planejados, portanto, não precisam estar vinculados a um período específico. Ou seja, um relatório pode ser sobre algo que aconteceu há 100 anos e é válido.
Qual a diferença entre notícia e reportagem
Portanto, as diferenças fundamentais são: imediatismo e profundidade.
Com uma notícia, você tem em vista informar o mais rápido possível, cumprindo os requisitos jornalísticos básicos. Mas o mais importante é que esses dados cheguem rapidamente à população em geral.
Por outro lado, um relatório não requer alta velocidade. O que você procura é ser a informação mais completa possível. Onde o assunto é aprofundado, sua elaboração requer mais tempo.
Uma notícia pode ser curta, onde as questões básicas já citadas acima são respondidas. Normalmente, é o que você verá nas primeiras páginas de jornais e portais online, que buscam velocidade.
Uma reportagem geralmente é muito maior em tamanho. Isso ocorre porque você está procurando se aprofundar nas informações, exigindo, portanto, mais páginas. Isso graças a não procurar velocidade, mas fornecer o máximo de informações possível.
Como você deve ter notado, ambos são elementos que podem aparecer em um jornal. Eles diferem, mas se complementam para fornecer todo tipo de informação ao usuário em tempo hábil.
Ainda restaram dúvidas? Abaixo deixamos mais algumas definições entre reportagem e notícia.
Mais definições entre reportagem e notícias.
Entendeu qual a diferença entre notícia e reportagem? Aqui estão mais algumas dicas.
Notícia
Por um lado, uma notícia é uma história jornalística sobre um tema novo. Esse tema geralmente se desenvolve dentro de uma área específica que gera interesse em algumas pessoas. Além disso, você também pode lidar com temas muito específicos, como política, esportes, negócios, etc.
De uma notícia espera-se:
-
Que seja objetiva
-
Impessoal
-
Verdadeiro
Entre outras características importantes estão que deve ser breve, atual e prestar um serviço à comunidade.
No entanto, um jornalista tem a obrigação moral de relatar profissionalmente, verdadeira e objetiva.
No entanto, há casos onde o jornalista responsável pela redação da notícia pode ver sua objetividade cegada por interesses pessoais. Embora seja possível e até comum, não é desejável.
Reportagem
É um gênero jornalístico geral mais amplo que a notícia.
De certa forma, uma reportagem é notícia, mas com uma investigação anterior mais ampla para apoiá-lo. Além disso, o jornalista é obrigado a realizar processos mais rigorosos, completos e aprofundados antes e durante a elaboração de uma reportagem.
-
Uma reportagem não precisa necessariamente ser atual, basta que seja um tema de interesse geral.
-
Deve haver uma investigação completa por trás do relatório
Em teoria, uma reportagem, como uma notícia, deve ser objetiva. No entanto, a natureza da reportagem permite um pouco mais de liberdade para o jornalista.
Isso pode, e muitas vezes resulta, em artigos com apenas um certo grau de parcialidade ou imparcialidade.
Como funciona a estrutura da notícia?
Agora que você já sabe qual a diferença entre notícia e reportagem, veja com funciona.
Geralmente, uma notícia é composta por três partes diferentes, sendo:
O título. Texto de entrada é publicado em tamanho maior, que em um número limitado de palavras resume as informações e chama a atenção do público. Deve ser preciso e conciso.
A entrada. Conhecido como lead (do inglês “guide”), um primeiro parágrafo do texto, no qual se concentram os dados mais relevantes da notícia.
O corpo. Onde ocorre o desenvolvimento e aprofundamento do lead, e se avança na exposição da notícia.
O encerramento ou leilão. O que nada mais é do que uma conclusão, onde são acrescentadas ideias secundárias ou fornecidas informações adicionais ao leitor.
A notícia é transmitida ao público interessado por meio da mídia, seja ela impressa ou audiovisual, seja de uma perspectiva informativa, geral ou mais técnica, como no caso da mídia especializada.
Recursos de notícias
Em linhas gerais, a notícia caracteriza-se por:
Ter uma forma narrativa, ou seja, consistir em uma história jornalística.
Sua composição deve ser objetiva e impessoal, ou seja, o jornalista não pode comentar ou se posicionar, mas apenas referir-se ao ocorrido. Você nunca deve escrever “eu”.
Abordar questões novas, recentes ou atuais, que sejam relevantes para a opinião pública.
Estar escrito em uma linguagem informativa, não especializada, que permita que qualquer pessoa acesse as informações.
Conter informações hierárquicas de forma a detalhar os fatos da forma mais específica possível (estrutura piramidal invertida).
Seja oral ou escrito, ou mesmo audiovisual, dependendo do meio noticioso.
Tipos de notícias
A forma tradicional de classificar notícias atende a duas características fundamentais: seu tema geral e o tratamento que recebe. Vejamos cada um separadamente:
De acordo com seu tema geral, as notícias podem ser classificadas em:
-
Políticas. Quando têm a ver com a vida política nacional ou internacional.
-
Esportes. Quando relatam eventos relevantes para as diferentes comunidades esportivas do país.
-
Economia. Quando têm a ver com produtividade, finanças ou o mundo do dinheiro e do trabalho em geral.
-
Cultural. Quando se referem a acontecimentos da vida artística, literária e cultural do país.
-
Social. Quando relatam eventos de importância para a comunidade.
-
De show, quando tratam de temas relacionados à moda, estrelas de cinema e televisão ou cultura pop.
-
Polícia. Quando relatam eventos relacionados ao crime, à polícia ou ao mundo dos detetives.
-
Científico. Quando abordam temas de interesse especializado em ciência e tecnologia.
Estrutura de notícias
A estrutura usual das notícias é conhecida como “pirâmide invertida”: parte sempre da informação mais relevante e oportuna, em direção ao contexto mais amplo. Em outras palavras, as notícias devem ser escritas no sentido do mais específico, do mais geral.
Para atender a essa condição, recomenda-se que o primeiro parágrafo de todas as notícias seja escrito de forma a responder às cinco perguntas do jornalismo:
-
O que aconteceu?
-
A quem ou a quem?
-
Onde isso aconteceu?
-
Quando aconteceu?
-
Por que aconteceu?
No restante da nota, pode-se desenvolver o “como aconteceu? ”, e até mesmo acrescentar informações complementares, como referências a notícias anteriores que estejam relacionadas, ou a eventos que sirvam para detalhar o contexto da notícia.
Para que serve a notícia?
Após descobrir qual a diferença entre notícia e reportagem, aqui está para que serve.
Uma notícia serve simplesmente para informar seu público sobre um ou mais eventos em uma determinada área. Em outras palavras, é uma fonte de dados, eventos ou notícias de interesse da opinião pública.
Ao mesmo tempo, cumpre o papel social de divulgar e tornar públicos os acontecimentos de seu interesse, o que mantém sob escrutínio as instâncias de poder da sociedade.
Este é um papel vital para sustentar uma democracia saudável, razão pela qual regimes ditatoriais censuram a imprensa e controlam quais notícias são publicadas e quais não são.
Como funciona a estrutura da reportagem
Por sua vez, a estrutura da reportagem, segundo o Portal Útil, difere da notícia por ser mais completa e entregar às pessoas versões diferentes de um mesmo fato. Ou seja, o leitor tem mais garantia robusta de informações.
Uma reportagem é um material muito complexo, portanto, não possui uma estrutura pré-estipulada, porém seu título deve conter as palavras-chave do que vai ser tratado no decorrer do corpo do texto.
Para chamar a atenção e despertar a curiosidade do leitor, o repórter responsável pela elaboração da reportagem, deve apresentar eficazmente o lide, anunciando os principais tópicos tratados no texto.
Vale lembrar que: tudo que for descrito na reportagem, deve ter uma apuração minuciosa, ou seja, mais profunda quando relacionado às notícias, visto que isso influência a opinião do leitor.
Para que serve a reportagem
A reportagem cumpre em grande parte as mesmas funções que as notícias. Apresenta muitos elementos comuns, principalmente que o jornalista mantém a objetividade na apresentação dos fatos.
É uma história descritiva que não deve incluir opiniões ou avaliações pessoais do jornalista, embora esse tipo de reportagem tenha características próprias que o diferenciam da notícia.
Talvez o mais óbvio seja que sua extensão é geralmente maior. A reportagem, portanto, permite ao jornalista oferecer um número maior de dados complementares do que quando escreve uma matéria em que deve se ater aos elementos essenciais, dado o espaço limitado com que trabalha.
Também encontramos diferenças quando se trata de linguagem. No caso das notícias, você já sabe que se aplicam regras rígidas e uma linguagem bastante definida.
Na reportagem, o jornalista goza de maior liberdade de expressão, sempre limitada pela função de informar.
Se você escreve uma reportagem, pode usar algumas estruturas sintáticas inusitadas nas notícias, ou desenvolver descrições mais criativas, mas não pode esquecer que o que você quer acima de tudo é informar o leitor em profundidade sobre determinados fatos.
Se nossa criatividade supõe uma dificuldade acrescida para que o leitor possa receber esses dados informativos e diretos, teremos cometido um erro na abordagem.
As seguintes regras que regem a notícia ainda são válidas para a reportagem: objetividade, clareza e precisão.
Partes de uma reportagem
A reportagem consiste em duas partes: o lead e o corpo do mesmo. O lead report visa conquistar a atenção do leitor desde a primeira frase, ao contrário do lead noticioso, cuja principal função é condensar a essência da notícia.
Não é necessário que o lead do relatório colete os dados essenciais dos eventos ou fatos descritos. Tem como objetivo captar o interesse do leitor para que ele continue lendo a reportagem.
Para fazer isso, você pode aplicar diferentes fórmulas de lead usando: ironia, contraste ou surpresa. Quando o jornalista considerar oportuno, pode também utilizar o lead informativo característico da notícia.
No corpo da reportagem, o jornalista não precisa se ater à estrutura da pirâmide invertida quase obrigatória nas notícias.
Além de aplicar essa estrutura quando achar conveniente, o jornalista pode combinar dados essenciais com dados complementares para manter o interesse do leitor e a intensidade da história.
Lembre-se então que na reportagem não é obrigatório expor os dados em estrita ordem decrescente de importância.
Tipos de reportagem
Por fim, chegando ao final da aprendizagem, entre qual a diferença entre notícia e reportagem, estão os tipos de reportagem.
Reportagem de perfil. Aqui uma personalidade é descrita, tanto objetiva quanto subjetivamente, ou seja, com o maior número de detalhes e circunstâncias que enquadram sua existência.
Uma reportagem de perfil bem-sucedido deixará o leitor com a sensação de conhecer a fundo o entrevistado: seus pontos fortes, fracos, habilidades, sentimentos, preferências pessoais, seu passado, seus valores atuais e sua visão e ambição para o futuro.
Cientista. Este tipo de reportagem tem a vantagem do elemento atual, pois destaca os avanços e descobertas científicas mais recentes, algumas delas espetaculares que capturam completamente a atenção do receptor.
O maior desafio para o jornalista? Interpretar termos científicos tornando-os compreensíveis para destinatários de todos os níveis culturais. Esta linha inclui laudos médicos, ecológicos, astronômicos, bióticos, etc.
Explicativa. Presta-se a aprofundar eventos de importância para a opinião pública, tem um background predominantemente noticioso, mas detalha as causas e os efeitos das notícias ou séries de eventos noticiosos.
Investigativa. A reportagem investigativa exige um trabalho quase detetivesco do jornalista para captar detalhes completamente desconhecidos sobre um determinado evento.
Exige muita confiança das fontes no repórter, que fornecerá provas e documentos em muitos casos confidenciais, com a total certeza de que o jornalista não revelará seus nomes.
Esse tipo de reportagem geralmente contém números atualizados e dados estatísticos em relação ao assunto.
Pela seriedade e extensão da reportagem (geralmente uma série delas), às vezes requer a participação de dois ou três jornalistas. Estes devem aprofundar e verificar as informações, bem como evitar divulgações ou vazamentos de informações antes da publicação da investigação jornalística.
O que as reportagens nos dizem?
Uma reportagem é um trabalho documental planejado, e sua finalidade é informar. Apesar disso, pode incluir opiniões do autor. Normalmente a reportagem é dada por um jornalista em que é feito sobre um fato ou sobre qualquer assunto que vem geralmente acompanhado de imagens e fotos, etc.
Quais são os tipos de repórteres e seus estilos?
O repórter é a pessoa que se dedica a investigar e descobrir notícias de interesse público. Todos têm a mesma função, mas nem todos descobrem notícias sobre o mesmo assunto.
Repórter cultural e sociocultural. É aquele que promove e divulga eventos culturais por meio de promoção, propaganda e anúncios por meio de redes sociais e outros meios de comunicação. Este tipo de jornalista também organiza programas de televisão ou eventos presenciais onde revela a cultura de anos e palcos passados.
Repórter online. Utiliza a internet como ferramenta única para a realização de pesquisas e divulgação de notícias. O objetivo é a função desse tipo é converter informações muito amplas em informações resumidas e compreensíveis, de forma que sejam de fácil compreensão e leitura.
Repórter investigativo. Seu trabalho é mais ousado, pois se dedica a investigar aspectos que organizações e empresas tentam manter em segredo. Dessa forma, essa informação se torna viral em todos os meios de comunicação. Para realizar este trabalho é preciso ser habilidoso, crítico, ousado, investigativo, sincero, decisivo e rápido para dar a notícia.
Repórter esportivo. É responsável por coletar informações sobre um esporte com o objetivo de informar, educar e entreter.

