Recife inicia obras de recuperação em três viadutos da cidade nesta quarta
As intervenções irão beneficiar as estruturas dos viadutos Joana Bezerra, Via Mangue e Avenida Norte
Três viadutos da cidade do Recife passarão por obras de recuperação das juntas a partir das 21h dessa quarta-feira (5). Os equipamentos que serão recuperados são os viadutos João Paulo II (Joana Bezerra), Via Mangue (Boa Viagem) e Presidente Médici (Avenida Norte). As obras, realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana, tiveram um investimento de quase R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos).
De acordo com o órgão, as obras nos locais se fazem necessárias por causa dos desgastes em suas juntas de dilatação, que com o decorrer dos anos sofrem com deterioração resultante de intempéries, clima abrasivo e pelo próprio tempo de vida útil do material usado. Com aberturas que ocasionam a passagem de água, a estrutura como um todo pode ser comprometida.
Através de uma perícia, foi verificada que a situação atual poderia intensificar os acidentes automobilísticos no local como pontua a presidente da Emlurb, Marília Dantas. "Após análises realizadas pelos nossos engenheiros daqui da Emlurb, foi identificada a necessidade de realizar a recuperação das juntas de dilatação de alguns viadutos da cidade. Estamos iniciando pelo Joana Bezerra, e em seguida iremos trabalhar no da Via Mangue e no da Avenida Norte.”, explica a diretora.
Leia também
• Congresso deve limitar plano para tirar obras de habitação e saneamento do teto de gastos
• Espaço de lazer da Praça da Várzea passará por obras de requalificação
De acordo com Marília Dantas, o trabalho de recuperação é muito importante para trazer mais segurança para os motoristas e condutores que trafegam no Recife e utilizam esses equipamentos urbanos, além de evitar maiores desgastes a essas construções.
As obras têm previsão de serem concluídas em dezembro deste ano. Durante o processo de recuperação, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local apoiando as equipes da Emlurb e auxiliando o fluxo de veículos.
A junta de dilatação é um recurso usado, intencionalmente, em construções, com a finalidade de evitar vibrações e movimentos inerentes a cada tipo de estrutura. Como todos os materiais se dilatam e retraem, por conta das variações de temperatura, deformações, frenagens, ou movimentos mecânicos, há a necessidade de se criar um espaço entre as juntas, evitando o surgimento de rachaduras. O tratamento das juntas de dilatação estrutural consiste basicamente na retirada da parte que está desgastada, com o objetivo de evitar que haja infiltrações ou a entrada de materiais sólidos que podem ocasionar problemas estruturas.

