Roteiro: conheça o Santuário de Fátima em um dia
Este ano, Fátima comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora
Fátima, em Portugal, atrai, em média, 6 milhões de pessoas anualmente e é considerada um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. Este ano, o santuário completa 100 anos da aparição da Nossa Senhora de Fátima, que ocupa uma área em o dobro do tamanho da Praça de São Pedro, no Vaticano.
O lugar mais procurado é a Capela das Aparições, onde a azinheira estava quando a Virgem apareceu. A árvore foi destruída pelos peregrinos e hoje, em seu lugar, está a famosa imagem de Nossa Senhora.

Foto: Capela das Aparições
Créditos: Divulgação
Na Casa dos Pastorinhos, na vila de Aljustrel, é possível encontrar o ambiente intacto. Os três pastorinhos foram as crianças Francisco, Lúcio e Jacinta, às quais a Nossa Senhora de Fátima apareceu.

Foto: Os Três Pastorinhos
Créditos: Divulgação
A Basílica da Santíssima Trindade foi inaugurada em 2007 e recebe mais fiéis do que a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estão enterrados os três pastorinhos. A Basílica da Santíssima Trindade recebe cerca de oito mil pessoas de uma vez só.

Foto: Basílica da Santíssima Trindade
Créditos: Divulgação
Há ainda o Museu de Cera e a Via Sacra, com 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Em Fátima não existe muito mistério, pois os lugares são próximos um do outro. A praça do Santuário é o marco zero, então chegando lá é só escolher o que fazer primeiro.


