Rússia detona bomba de três toneladas em barragem na região de fronteira com a Ucrânia; vídeo
Explosões teriam gerado inundações na região, inclusive danificando áreas agrícolas
A Rússia lançou neste semana uma poderosa bomba, que pesa cerca de três toneladas, em uma represa na vila de Popovka, na região de Belgorod, próximo da fronteira com a Ucrânia. O alvo foi escolhido por conta da existência de uma estrutura, perto de uma vila da região, usada pelas Forças Armadas da Ucrânia para abastecer unidades nas regiões de Sumy e Belgorod.
Segundo a rádio bielorussa Charter 97, a ação seria para conter uma possível ofensiva das Forças Armadas ucranianas na região. Canais russo no Telegram estão circulando vídeo do momento em que ocorre a explosão, causada por uma FAB-3000.
Russian forces attempted to destroy a dam near Popovka, Belgorod region, using a FAB-3000 bomb—but failed. pic.twitter.com/ey8kAfvopc
— NOELREPORTS (@NOELreports) April 2, 2025
Leia também
• Ataques russos deixam um morto e 10 feridos na Ucrânia
• Rússia informa EUA sobre bombardeios ucranianos contra suas instalações energéticas
De acordo com relatos publicados nas redes sociais, as explosões teriam gerado inundações em áreas vizinhas, inclusive danificando regiões agrícolas.
Segundo o jornal Kyiv Post, o ataque ocorre justamente no momento em que os combates na região se intensificam. A ação desta semana seria mais uma resposta à incursão ucraniana na região de Kursk, também na Rússia, que, segundo a publicação, parece estar chegando ao fim, uma vez que as forças russas estariam recapturando o posto de controle da fronteira perto da cidade de Sudzha.
Ainda de acordo com o Kyiv Post, no momento, apenas uma pequena faixa de território russo, com cerca de 1 a 3 quilômetros de largura, permanece sob controle ucraniano naquela região. Fontes russas afirmam que cerca de quatro mil tropas ucranianas chegaram a acessar a região de Belgorod, incluindo soldados a pé mas também unidades blindadas.

