Sem detalhar, Rutte alerta que Rússia e China se preparam para conflito "de longo prazo"
O secretário-geral ressaltou que EUA e União Europeia (UE) caminham juntos para uma "mudança de maré" global na produção de defesa
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, afirmou nesta quarta-feira, 27, que Rússia e China estão expandindo suas capacidades militares em "alta velocidade e com pouca transparência". Segundo ele, os dois países se preparam para uma competição e um conflito "de longo prazo conosco".
Em evento da Rheinmetall, na Alemanha, Rutte destacou que a indústria de defesa de Moscou e Pequim produz armas em ritmo "incrível".
Leia também
• China e Coreia do Sul querem ampliar cooperação econômica de forma 'profunda' em novos setores
• Irã discute com a Rússia seu programa nuclear antes de reunião com europeus
• Alemanha pede cessar-fogo imediato em Gaza e defende solução de dois estados para fim do conflito
"Não é apenas para exibir as armas em desfiles militares na Rússia e na China, mas também para exercer influência e projetar poder sobre outros países", disse. "Eles estão muito bem preparados militarmente e estão claramente indo em direção a um conflito e uma competição de longo prazo conosco "
O secretário-geral não entrou em detalhes, mas ressaltou que EUA e União Europeia (UE) caminham juntos para uma "mudança de maré" global na produção de defesa.

