Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
SAÚDE

Setembro Lilás: roda de conversa sobre Alzheimer busca esclarecer dúvidas sobre a doença

No Recife, o encontro ocorre na segunda-feira (8), às 17h, na Federação Espírita Pernambucana, no bairro do Espinheiro

Iniciativa propõe estimular a sociedade a buscar informações e enfrentar o estigma que cerca o diagnósticoIniciativa propõe estimular a sociedade a buscar informações e enfrentar o estigma que cerca o diagnóstico - Foto: Freepik

No mês dedicado à conscientização sobre a Doença de Alzheimer e outras formas de demência, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) realiza, na próxima segunda-feira (8), uma roda de conversa no Recife, como parte da campanha do Setembro Lilás. O evento é gratuito e aberto ao público.

O encontro ocorre às 17h, na Federação Espírita Pernambucana, no bairro do Espinheiro, e terá como tema “Pergunte sobre demência. Pergunte sobre Alzheimer”.  A roda de conversa busca esclarecer dúvidas da população sobre a doença.
 

A iniciativa faz parte do movimento internacional liderado pela Alzheimer’s Disease International, que propõe estimular a sociedade a buscar informações e enfrentar o estigma que ainda cerca o diagnóstico e o tratamento da demência. 

De acordo com os organizadores, no Brasil, a ação ganha ainda mais relevância diante do cenário revelado pelo Relatório Nacional sobre a Demência, divulgado pelo Ministério da Saúde em 2023. 

O documento apontou que cerca de 8,5% da população com 60 anos ou mais já convivem com a doença, o que representa aproximadamente 1,8 milhão de pessoas. A projeção é de que, até 2050, o número chegue a 5,7 milhões de casos no país. 

Programação
No Recife, a programação contará com a presença de profissionais de saúde, familiares de pessoas diagnosticadas e representantes de entidades ligadas ao tema. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seccional Pernambuco (SBGG-PE) é parceira da iniciativa e participará do encontro com um de seus especialistas, reforçando a importância da abordagem médica na conscientização sobre a doença. 

A expectativa é que familiares, cuidadores e interessados possam compreender melhor os sinais da doença, os avanços no tratamento e a importância do diagnóstico precoce. 


Com informações da assessoria.*

Veja também

Newsletter