Sheinbaum terá primeiro encontro "cara a cara" com Trump amanhã em meio a impasse tarifário
Viagem marca a primeira ida da presidente mexicana aos Estados Unidos desde que assumiu o cargo
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou em sua coletiva de imprensa diária que terá um breve encontro presencial com o líder americano, Donald Trump, em Washington nesta semana, em meio às negociações sobre as tarifas dos EUA aplicadas a produtos mexicanos. Segundo ela, o primeiro diálogo "cara a cara" entre os dois ocorrerá nesta sexta-feira, 05.
Sheinbaum acrescentou que também se reunirá com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, na capital americana, onde ambos participarão do sorteio da Copa do Mundo de 2026 organizada pelos três países da América do Norte. A viagem marca sua primeira ida aos Estados Unidos desde que assumiu a presidência.
Leia também
• Na abertura do Conselhão, Gleisi Hoffmann destaca vitórias do governo em negociações com EUA
• Possível intervenção militar dos EUA divide venezuelanos na Flórida
• Gol: Corte americana invalida cláusula de plano de recuperação judicial nos EUA
A líder mexicana destacou que seu governo segue discutindo com Trump as tarifas que ele estabeleceu e lembrou que, em conversas anteriores, conseguiu "adiar algumas" das sobretaxas. Ela observou ainda que México, EUA e Canadá devem revisar o acordo comercial que une os três países no próximo ano.
Mais cedo, o representante comercial dos EUA (USTR), Jamieson Greer, afirmou ao Politico que Trump poderia decidir no próximo ano deixar o acordo EUA-México-Canadá (USMCA).

