Soldados ucranianos recebem treinamento nos EUA para usar drones armados
Washington está enviando os drones armados Switchblade para a cidade ucraniana de Kiev
Um pequeno grupo de soldados ucranianos que estavam nos Estados Unidos antes da invasão russa na Ucrânia estão sendo treinados no uso de drones armados Switchblade que Washington está enviando a Kiev, disse nesta, quarta-feira (6), um alto funcionário do Pentágono.
"Um pequeno número de ucranianos já estava aqui nos Estados Unidos (...) e aproveitamos a oportunidade para treiná-los durante alguns dias, especialmente nos drones Switchblade, com os quais o exército ucraniano não está familiarizado", disse o funcionário sob condição de anonimato.
"É um número pequeno, menos de uma dúzia", acrescentou. "Devem voltar à Ucrânia em breve".
Leia também
• ONU falhou ao não evitar guerra na Ucrânia, diz presidente do México
• Países ocidentais aumentam sanções contra a Rússia após mortes de civis na Ucrânia
• Dois civis morrem em bombardeio a centro humanitário na Ucrânia
O funcionário do Pentágono tinha sido interrogado sobre os comentários realizados na véspera em uma audiência do Congresso pelo secretário da Defesa Lloyd Austin, que disse que os Estados Unidos estavam treinando soldados ucranianos fora da Ucrânia no uso das armas que lhes são fornecidas.
"Alguns deles são treinados aqui nos Estados Unidos", afirmou o chefe do Estado-maior, general Mark Milley, sem dar mais detalhes.
No terreno, todas as forças russas que foram mobilizadas na região de Kiev parecem ter abandonado Ucrânia, disse na quarta-feira o alto funcionário americano.
"Acreditamos que se retiraram completamente de Kiev e Chernihiv", acrescentou.
Os bombardeios russos se intensificaram no sul e no leste da Ucrânia, onde a Rússia anunciou que pretende centrar seus esforços, mas "não vimos uma afluência tangível de forças ou recursos no Donbass", destacou.

