Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

SSA é uma maneira diferente de fazer o vestibular

Consideradas mais conteudistas, provas da UPE, realizadas domingo (19) e segunda-feira (20), trazem questões mais diretas

Mariana Mendonça e Ivano Neto disputam uma vaga no curso de engenharia civil da UPEMariana Mendonça e Ivano Neto disputam uma vaga no curso de engenharia civil da UPE - Foto: Arthur de Souza

Uma nova etapa na corrida por uma vaga no ensino superior, um novo vestibular, uma nova maneira de fazer provas. Passada a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o foco dos feras pernambucanos se voltam totalmente, na semana que começa, para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). Ao todo 10.520 candidatos estão inscritos para as avaliações que acontecem na manhã deste domingo (19) e desta segunda-feira (20) em prédios distribuídos nos municípios do Recife e de Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

Para 2018 são oferecidas 1.730 vagas no SSA para ingresso em 55 cursos de graduação da UPE. Em cada curso serão reservados 20% das vagas para estudantes cotistas. Nestes dois dias de exames é importante o concursando ficar atento que os portões dos locais de provas serão fechados às 8h. Os testes têm início às 8h15.

Leia também:
Candidatos têm este ano tempo extra para 2ª etapa do Enem e outros vestibulares


“O aluno que se preparou agora tem que desligar a chave do Enem e ligá-la para o SSA, porque são questões mais conteudistas. Até mesmo o comando da questão da banca da UPE é diferenciado”, lembra Carlos Pamila, professor de geografia do Colégio Marista São Luís. “São provas com questões diretas. Em termos de avaliação para o candidato tornam-se teoricamente mais fáceis, porque não exige dele aquela complexidade de envolver outras disciplinas ou até mesmo fazer um intercâmbio de dois ou três conteúdos da mesma disciplina”, acrescenta o docente.

Para Mariana Mendonça, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio do São Luís, chegou a hora mais aguardada. A estudante, que visa cursar engenharia civil na UPE, colocou seu maior foco no Sistema Seriado de Avaliação. “O SSA é a melhor porta de entrada para a faculdade”, acredita. “Agora, além da prova ser muito conteudista, com muitos detalhes, este ano ainda tem a redação, que a gente nunca fez.”

Colega de escola e concorrente direto, Ivano Neto, 17, a exemplo de Mariana, também quer cursar engenharia civil. Apesar de achar as provas complicadas, por outro lado tem uma concorrência é bem menor. Sentindo-se preparado para mais uma maratona de testes, ele dá dica de o que fazer na véspera da avaliação: “Sábado tem que relaxar. É se divertir. Vai caminhar, jogar futebol, preencher a cabeça para não ficar nervoso”, recomenda.

Orientações
A UPE orienta os feras que vão fazer o SSA 3 a chegar no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para evitar o atraso. Os candidatos devem ter o cuidado de imprimir o cartão informativo (disponível no site até o dia do exame), que indica o local onde o estudante fará a prova e é obrigatório para o acesso à sala de aplicação de testes. O documento deve ser apresentado juntamente com a carteira de identidade original ou outro documento que possua foto e assinatura recentes.

O primeiro dia conta com a redação e prova escrita composta por 42 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. Já o segundo dia traz 58 questões de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Os candidatos têm quatro horas e 30 minutos para responder aos testes. O resultado é divulgado até o dia 16 de janeiro.

Outras informações podem ser obtidas no site e pelos telefones (81) 3183-3660 e 3183-3791. Neste sábado, a comissão estará de plantão, na Reitoria da UPE (avenida Agamenon Magalhães, s/nº, Santo Amaro, Recife), para atender aos candidatos que tiverem alguma dúvida, das 8h às 16h.

Veja também

Newsletter