Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Su Tonani revela por que não seguiu com denúncia contra José Mayer: “Inibida e perseguida”

A figurinista falou sobre o assédio pela primeira vez na terça (14)

A figurinista falou sobre o assédio pela primeira vez na terça (14)A figurinista falou sobre o assédio pela primeira vez na terça (14) - Foto: Divulgação

Su Tonani falou pela primeira vez sobre o assédio sofrido por José Mayer, na terça-feira (14), na palestra ‘Mulher no Trabalho’, realizada pela OAB-RJ. A figurinista explicou por que não seguiu com a denúncia contra o ator. “Se em algum momento pensei em entrar com um processo e ir para vias jurídicas, fui extremamente inibida por um delegado logo após a minha denúncia. Ele me intimou cinco vezes no meu endereço residencial com dois policiais querendo me forçar a depor na delegacia dele. Tive que ir até a defensoria pública que emitiu um ofício dizendo que caso eu fosse entrar com uma ação eu iria até uma delegacia da mulher. Esse cara jogou esse oficio na mídia que foi distorcendo, distorcendo e mudando o foco da história”, disse ela.

Ela também explicou que expor o caso para a imprensa foi uma forma de denunciar Mayer. "Então, imagina, mesmo sendo tão bem recebida e tendo toda essa rede de apoio ainda teve um delegado que me perseguiu, imagina tendo que passar mais seis anos da minha vida tendo que falar para um judiciário machista o que havia acontecido. Sendo que no caso o assediador já havia admitido em rede nacional, a TV Globo pediu desculpa e tudo mais. Foi muito difícil para mim tomar a decisão para ir a público. Na época, julguei socialmente que uma pessoa que é famosa merecia o julgamento do público e pronto".

Na palestra, Tonani afirmou que a sua carreira não sofreu com a exposição e denúncia contra o global. "Não sofri com o mercado depois. Meu lugar como figurinista, o lugar que exerço meu trabalho, que construo, vem do meu trabalho e não fui prejudicada profissionalmente". Porém, a profissional precisou lidar recentemente com um comentário inapropriado no trabalho: "Esses dias ouvi uma piada em um set de filmagem. Um cara virou para mim e comentou com outra pessoa: 'Não abraça essa não porque essa denuncia'. Eu respondi: 'Querido, você não precisa ter medo, só respeito”, disse a figurinista.

 

Veja também

Newsletter