Terminal de Joana Bezerra ganha BRT

A partir deste amanhã (3) a linha da Caxangá que seguia até o Derby será estendida até o terminal integrado. Por outro lado, será extinto o destino Camaragibe (Principe)

Terminal Integrado Joana BezerraTerminal Integrado Joana Bezerra - Foto: Marcos Pastich/Arquivo Folha

O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) fará, neste sábado (3), outra série de modificações em linhas que trafegam pela Zona Oeste da Capital. A principal delas será a extensão do itinerário de uma linha de BRT até o Terminal Integrado (TI) de Joana Bezerra, que, até então, não contava com o serviço. Ainda haverá mudanças no trajeto de outras duas linhas e a extinção de uma.

A linha 2443-EBRT BR-101/Derby mudará de nome para 2443-EBRT BR-101/TI Joana Bezerra. Ela seguia até a praça do Derby, mas, agora, passará a percorrer a avenida Agamenon Magalhães até o terminal com cinco veículos, dois a mais que antes. A ressalva é que, na Agamenon Magalhães, o BRT não fará embarque e desembarque por não haver estações apropriadas na via.

As viagens expressas nessa região podem gerar transtornos a quem quiser seguir até o Hospital da Restauração, Ilha do Leite ou outros polos. Os usuários que tiverem pressa não terão opção a não ser desembarcar na praça do Derby e seguir a pé.

A saída indicada pelo GRCT é continuar no BRT até o TI Joana Bezerra e integrar, sem pagar nova tarifa, com a linha 104-Circular (Imip), que atende, no sentido oposto, parte da Agamenon Magalhães e da Ilha do Leite. Na prática, será preciso fazer um deslocamento negativo antes de chegar ao destino.

No Facebook, passageiros já pedem que os BRTs tenham catracas e, assim, possam atender paradas convencionais da Agamenon Magalhães. Vale lembrar que o BRT só aceita o VEM para pagamento da tarifa.

Mais mudanças
O GRCT também anunciou, para este sábado, a extinção da linha 2460-TI Camaragibe (Príncipe). Quem sai de Camaragibe ou da avenida Caxangá passa a ter que embarcar em qualquer linha de BRT e desembarcar na praça do Derby. Lá, os passageiros deverão seguir até a parada convencional situada na pista local da Agamenon Magalhães, em frente à praça, e embarcar num ônibus da linha 116-Circular (Príncipe), que teve o itinerário estendido até essa região para contemplar os usuários afetados pelas mudanças. Essa linha passou a funcionar aos domingos e feriados.

Na integração temporal, só não terá uma nova tarifa descontada quem utilizar o VEM, na linha 116, em até duas horas após ter embarcado no BRT em Camaragibe ou na Caxangá.

A última alteração será na linha 2431-Cidade Universitária, que deixará de ir até o Centro. Na segunda-feira, os dois ônibus da linha passarão a fazer o retorno nas proximidades da estação de BRT BR-101, na Caxangá. Por isso, a linha mudará de nome, para 2431-Cidade Universitária/EBRT BR-101, e terá o terminal transferido para o Jardim Santa Helena, na avenida Ministro João Alberto.

Antes, a linha atendia a Ilha do Leite. Agora, os usuários terão que desembarcar na Caxangá, fazer a integração temporal na estação de BRT BR-101, com o VEM, em até duas horas, e embarcar na nova linha 2443 até o TI Joana Bezerra. Por fim, deverão usar a linha 104 para seguir até a Ilha do Leite. No fim do percurso, a população terá precisado de três ônibus para fazer o percurso que, antes, somente um fazia. Dúvidas e reclamações podem ser feitas ao GRCT pelo telefone 0800.081.0158.

Veja também

Morre médica recifense que esperava transplante de medula óssea
Luto

Morre médica recifense que esperava transplante de medula óssea

Confira a previsão do tempo para este domingo (25) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para este domingo (25) em Pernambuco