Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PERNAMBUCO

TRF-5 nega remédio mais caro do mundo para bebê com AME

Atualmente, o bebê recebe o tratamento por meio de uma medicação paliativa, o Spinraza, disponibilizada pelo SUS

Rafinha Melo tem uma doença rara e precisa de uma dose do remédio mais caro do mundo Rafinha Melo tem uma doença rara e precisa de uma dose do remédio mais caro do mundo  - Foto: Cortesia

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), sediado no Recife, negou a disponibilização via Sistema Único de Saúde (SUS) do remédio para Atrofia Muscular Espinhal (AME) para um bebê de uma família pernambucana nesta terça-feira (14)

Rafinha Melo, de 1 ano e 11 meses, foi diagnosticado com AME tipo 1 e precisa da medicação Zolgesnma para superar os problemas da doença. 

"Com o coração cheio de tristeza e indignação anuncianos que o TRF5 acaba de mais uma vez negar ao Rafinha a chance de ter uma vida digna, confortável como toda criança precisa ter. Lhe negando mais uma vez o acesso ao Zolgensma l", informou a mãe de Rafinha, Andreia Melo, em publicação no Instagram.  

Atualmente, o bebê recebe o tratamento por meio de uma medicação paliativa, o Spinraza, disponibilizada pelo SUS. De acordo com sua mãe, a medicação custa cerca de R$ 200 mil e deve ser ministrada a cada 4 meses, durante toda a vida. Por isso, não é vantajoso. 

Na publicação em que avisa sobre a decisão do TRF5, a mãe de Rafinha informou que não irá desistir. "Não desistiremos e pedimos que mais do que nunca, não desistam do nosso filho. Estamos muito desolados, com uma sensação horrível de impotência. Mas sem esperança nunca. Continuamos recorrendo da decisão e com a Campanha de arrecadação". 

Saiba como ajudar: 
Pix: 029 244 034 05 (Titular Andreia)
.....
Caixa Econômica: Ag. 2778 C/P 913772035/5 Rafael Melo Lopes CPF: 169 219 294 -93
......
Santander: Ag.3090 C/C 01044057-7  Andreia dos Santos Melo CPF 02924403405
......
Sicred: Ag. 2206-3 C/P: 5907-2 Andreia dos SANTOS MELO 

Veja também

Newsletter