TRT-PE implanta o Balcão Virtual, nova ferramenta de teleatendimento
Essa é mais uma opção de contato do TRT6, além dos canais já existentes: celulares, telefones fixos e e-mails
Como forma de atualizar a comunicação entre o cidadão e as unidades judiciais trabalhistas de Pernambuco, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) inaugura o Balcão Virtual.
A ferramenta tem como finalidade disponibilizar teleatendimento imediato entre as partes envolvidas em processos e as 70 Varas do Trabalho e 2 Postos Avançados do Estado, dentro do horário de atendimento ao público vigente. A medida atende à Resolução 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para utilizar a plataforma, o usuário deve acessar o site do TRT-PE, localizar a aba "Contato", no canto superior direito da tela, e clicar em "Balcão Virtual". Do lado direito, ele encontrará o ícone do Balcão Virtual e poderá clicar para ser direcionado à sala virtual da unidade. Caso o ícone esteja na cor cinza, significa que está fora do horário de atendimento. Para mais informações de como utilizar o Balcão Virtual do TRT6, um vídeo tutorial foi lançado e pode ser acessado clicando aqui.
Cada sala terá pelo menos um servidor, que prestará o primeiro atendimento e, quando necessário, realizará o agendamento para a complementação da demanda, pelos meios eletrônicos disponíveis. Essa é mais uma opção de contato do TRT6, além dos canais já existentes: celulares, telefones fixos e e-mails, cuja listagem está disponível no menu “Contato” do portal do TRT6.
É importante salientar que a ferramenta não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico adotados pelo Tribunal. Dessa forma, não pode ser usado para o protocolo de petições, assim como não é aplicável aos gabinetes dos magistrados.
A presidente Maria Clara Saboya destaca a importância do Balcão Virtual para a modernização do Poder Judiciário. "Com mais essa ferramenta disponível à sociedade, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região reitera a importância do acesso fácil ao atendimento, principalmente em tempos de pandemia.", comentou. O TRT de Pernambuco esteve entre os cinco primeiros tribunais regionais do trabalho a receber o Selo PJe 100%, que reconhece a migração do acervo de processos em papel para o sistema eletrônico.
Leia também
• Presidente da Andes visita TRT6 e fala da modernização do Judiciário
• TRT-PE decide que não existe vínculo de emprego entre o motorista e a Uber
• PF prende quatro juízes do TRT suspeitos em esquema de Witzel
Em virtude do Decreto 50.433 do Governo de Pernambuco, que trata da intensificação das medidas restritivas de enfrentamento ao Novo Coronavírus, a distribuição dos equipamentos para o início do Balcão Virtual foi parcialmente prejudicada e o funcionamento da ferramenta nas seguintes unidades contará com atraso e está previsto para iniciar a partir do dia 5 de abril na:
- Vara Trabalhista de Araripina
- 3 Varas Trabalhistas de Petrolina
- Vara Trabalhista de Salgueiro
- Vara Trabalhista de Serra Talhada
- Vara Trabalhista de Pesqueira
- Posto Avançado de Sertânia
- Posto Avançado de Floresta

