Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
POSICIONAMENTO

Trump 'ainda está interessado' em solução diplomática com Irã, segundo Casa Branca

Segundo funcionários do governo dos EUA, os ataques realizados por eles têm como objetivo impedir que Irã obtivesse a arma atômica, e não derrubar as autoridades

O presidente dos EUA, Donald Trump, fotografado na Casa Branca na terça-feira O presidente dos EUA, Donald Trump, fotografado na Casa Branca na terça-feira  - Foto: Roberto Schmidt/AFP

Donald Trump acredita que os iranianos deveriam derrubar seu governo se ele se recusar a negociar sobre seu programa nuclear, mas o presidente dos Estados Unidos "ainda está interessado" na diplomacia, disse a Casa Branca nesta segunda-feira (23).

"Se o regime iraniano se recusar a chegar a uma solução diplomática pacífica, na qual, por sinal, o presidente ainda está interessado e comprometido, por que o povo iraniano não deveria retirar do poder esse regime incrivelmente violento que os reprime há décadas?", disse a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, na Fox News.

Os Estados Unidos se juntaram no fim de semana à campanha militar de Israel para destruir o programa nuclear iraniano e bombardearam instalações de enriquecimento nuclear fortemente protegidas.
 

Funcionários do governo Trump insistiram repetidamente que o objetivo dos ataques era impedir que Teerã obtivesse a arma atômica, e não derrubar as autoridades.

Mas o presidente Donald Trump levantou dúvidas.

"Não é politicamente correto usar o termo 'mudança de regime', mas se o atual regime iraniano não consegue fazer o Irã ser grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime? MIGA!!!", publicou Trump no domingo em sua plataforma Truth Social, brincando com seu famoso acrônimo MAGA, como é conhecido o movimento ultraconservador americano "Make America Great Again".

O Pentágono afirmou ter "devastado o programa nuclear iraniano", mas o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, garante que no momento não é possível avaliar a extensão dos danos.

Israel, os Estados Unidos e outras potências ocidentais acusam o Irã de querer construir armas nucleares escondendo-se atrás de seu programa nuclear civil, algo que a República Islâmica nega.

Veja também

Newsletter