GREEN CARD

Trump sugere concessão de residência a estrangeiros formados nas universidades dos EUA

Declaração ocorre em um momento em que a migração é um tema-chave nas eleições presidenciais de novembro

Donald Trump Donald Trump  - Foto: Jim Watson/AFP

O ex-presidente Donald Trump sugeriu que os Estados Unidos deveriam conceder "automaticamente" residência permanente aos estrangeiros formados nas universidades do país, em um momento em que a migração é um tema-chave nas eleições presidenciais de novembro, nas quais ele busca recuperar uma Casa Branca.

“Deveriam obter automaticamente – como parte da sua titulação – o ‘green card’ para poder permanecer neste país”, afirmou Trump em uma entrevista ao podcast “All-In” publicado nesta quinta-feira (20), referindo-se ao visto de residência permanente americana.

O candidato republicano foi questionado sobre as restrições à imigração que, segundo o entrevistador, limitavam a competitividade dos Estados Unidos e a sua "capacidade de importar [...] os melhores e mais inteligentes".

Trump disse que conhece histórias "de pessoas que se formaram em uma grande universidade" americana e querem "ficar desesperadamente" no país.

"Tinham um plano de negócio, um conceito, e não podem: voltar para a Índia, para a China, e fazer o mesmo negócio nesses países e se tornarem multimilionários, empregando milhares e milhares de pessoas. E isso poderia ter sido feito aqui" , afirmou.

As declarações do magnata, assentadas na sua habitual postura restritiva sobre a migração, ocorreram poucos dias depois do seu rival democrata, o presidente Joe Biden, anunciar uma medida semelhante.

Biden afirmou na terça-feira que queria acelerar o procedimento de visto de trabalho para certos migrantes que obtiveram um diploma de ensino superior nos Estados Unidos e a quem tivesse sido oferecido um trabalho no país.

Também anunciou medidas de regularização que poderiam beneficiar centenas de milhares de pessoas.

Veja também

Trump cai do palco durante comício na Pensilvânia com sangue no rosto e após disparos serem ouvidos
EUA

Trump cai do palco durante comício na Pensilvânia com sangue no rosto e após disparos serem ouvidos

Maior apreensão de cigarros contrabandeados do País é feita pela Polícia em SP
Contrabando

Maior apreensão de cigarros contrabandeados do País é feita pela Polícia em SP

Newsletter