Turquia propõe 'contato direto' entre Rússia e Ucrânia em Istambul
O presidente turco recebeu na semana passada o presidente ucraniano
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, propôs nesta terça-feira (25) "facilitar o contato direto" em Istambul entre a Rússia e a Ucrânia, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo "justo e duradouro".
Leia também
• Petróleo fecha em queda com avanços para acordo na Ucrânia e temores de excesso de oferta
• Detalhes delicados exigem continuidade das negociações entre EUA, Rússia e Ucrânia
• Bessent diz que EUA sempre serão rivais da China, mas que países concordaram sobre Ucrânia
Erdogan, que participou de uma videoconferência com 35 países que apoiam a Ucrânia, ressaltou que está em contato com ambas as partes em conflito, segundo um comunicado divulgado no X.
"Negociações diretas entre as partes poderiam ser realizadas em Istambul. A Turquia está em contato com as partes ucraniana e russa com esse propósito", acrescenta a nota.
Segundo Erdogan, "um cessar-fogo que contemple as infraestruturas energéticas e portuárias poderia constituir um entendimento capaz de criar as condições favoráveis para a negociação de um acordo de paz global entre as partes".
O presidente turco recebeu na semana passada o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em Ancara e conversou na segunda-feira por telefone com seu par russo, Vladimir Putin.
Apesar de ser membro da Otan, a Turquia não aplica as sanções ocidentais contra a Rússia e conseguiu preservar seus vínculos tanto com Moscou quanto com Kiev.

