Veja o que funciona para limpar a geladeira e neutralizar odores na cozinha
Doenças como intoxicação alimentar, meningite ou insuficiência renal podem estar relacionadas a microrganismos presentes dentro do eletrodoméstico
Uma geladeira limpa não só prolonga a vida útil dos alimentos, como também previne doenças. A falta de higiene pode facilitar o crescimento de bactérias que causam odores desagradáveis e contaminam os alimentos, mesmo antes da data de validade.
Doenças como intoxicação alimentar, meningite ou insuficiência renal podem estar relacionadas a microrganismos presentes dentro da geladeira, principalmente quando a limpeza regular não é realizada.
Para líquidos ou molhos, recomenda-se o uso de potes de vidro. Cobrir bem os alimentos com filme plástico ou papel alumínio também ajuda a evitar que odores se espalhem dentro da geladeira. É aconselhável fazer uma limpeza geral pelo menos uma vez por mês, verificar as datas de validade e reorganizar os produtos para manter a ordem e facilitar o acesso.
Leia também
• Dieta, hidratação, higiene e respiração: cinco soluções científicas para se livrar do mau hálito
• Saiba quais são os 7 principais erros na higiene bucal das crianças (e como os pais podem evitá-los)
• É melhor para a saúde e higiene tomar banho de manhã ou à noite? Microbiologista responde
Se você sentir odores desagradáveis na sua geladeira, pode usar uma mistura caseira de bicarbonato de sódio, água e vinagre para limpar as superfícies internas. Além disso, colocar um recipiente com bicarbonato de sódio, café moído ou carvão ativado, ajuda a absorver os odores continuamente. No entanto, essas soluções não substituem a limpeza periódica nem o uso de recipientes adequados.
Adotar esses hábitos de organização e limpeza não só melhora a higiene da cozinha, mas também prolonga a vida útil do eletrodoméstico e contribui para uma alimentação mais segura.

