Voos são suspensos após avistamento de drone perto de aeroporto na Suécia
Nesta semana, relatos sobre a presença de drones também obrigaram a interromper temporariamente o tráfego aéreo no principal aeroporto de Bruxelas, afetando cerca de 80 voos
Vários voos foram cancelados ou desviados nesta quinta-feira (6) na Suécia após o avistamento de um drone nas proximidades do aeroporto de Gotemburgo, informaram as autoridades e o operador aeroportuário.
Bjorn Stavas, porta-voz da agência sueca de controle de tráfego aéreo LFV, afirmou que as operações foram interrompidas após a detecção de um "drone" pouco antes das 18h (14h no horário de Brasília).
Leia também
• Bélgica convoca reunião de emergência após avistamentos de drones paralisarem aeroportos
• Suécia compra 4 aeronaves C-390 Millennium da Embraer, com opção de outras 7
Stavas destacou que ainda não se sabia se se tratava de um ou de vários drones.
Susanne Norman, diretora de operações do operador aeroportuário sueco Swedavia, confirmou em comunicado que o espaço aéreo permanecia fechado pouco antes das 19h (15h no horário de Brasília). Mais tarde, porém, informou que a polícia havia encerrado o incidente e que os preparativos para retomar o tráfego estavam em andamento.
Pouco depois das 21h30 (17h30 no horário de Brasília), o aeroporto anunciou em seu site que o tráfego havia sido restabelecido, embora vários voos continuassem cancelados, atrasados ou redirecionados em razão do fechamento temporário.
Nesta semana, relatos sobre a presença de drones também obrigaram a interromper temporariamente o tráfego aéreo no principal aeroporto de Bruxelas, afetando cerca de 80 voos.
Esses incidentes se somam a uma série de avistamentos recentes de aeronaves não identificadas em aeroportos e instalações militares sensíveis em vários países europeus, que autoridades da região suspeitam terem sido enviadas pela Rússia.

