Workshop no Recife debate mudanças climáticas
O evento acontece nesta terça (14), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco
Infraestrutura sustentável e acesso ao financiamento climático é tema de workshop que acontece nesta terça-feira (14), às 14h, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado no Bairro do Recife. O evento – realizado pela Prefeitura do Recife e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) – integra a segunda fase do projeto internacional Urban LEDS II: Acelerando a Ação Climática por meio de Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono. A ideia é apoiar cerca de sessenta cidades do mundo na condução de estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris.
“No Recife estamos desenvolvendo ações e políticas de enfretamento e adaptação ao aquecimento global há quase seis anos, e tratamos este tema como prioridade. O foco é a consolidação do crescimento da cidade em bases sustentáveis, para oferecer à população mais qualidade de vida”, comentou Geraldo Júlio, prefeito do Recife.
Leia também:
Aquecimento global vai expor mais milhões de pessoas a inundações
Recife sedia encontro nacional sobre mudanças climáticas
Na sua segunda fase o Urban LEDS focará na geração de modelos de projetos financiáveis, escaláveis e replicáveis a partir de estratégias em setores como mobilidade, resíduos, energia e infraestrutura urbana sustentável. “O ICLEI vai oferecer apoio técnico para que as cidades possam avançar em duas frentes complementares: a revisitação das políticas implementadas na primeira fase do projeto e na ajuda às cidades na identificação d uma política pública e aceleração dessa medidam gerando impacto positivo no território”, completou Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI América do Sul.
Sobre o Urban-LEDS II
O projeto Urban-LEDS II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia. Na sua segunda etapa, o projeto abrange quatro novos países - Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh - além dos quatro países participantes da primeira etapa - Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.
Com um investimento de 8 milhões de euros, o projeto apoiará aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, oito cidades participam do projeto desde a primeira fase (2012-2016): Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP. Outras informações sobre o Urbans – LEDS II podem ser acessadas no endereço urbanleds.iclei.org/

