Boa convivência em espaços públicos
Shopping Recife cria parcão e libera circulação dos pets no mall desde que sejam respeitadas as regras do centro de compras
Embora o mercado brasileiro tenha crescido, com uma previsão de arrecadação de R$ 20 bilhões em 2020, encontrar espaços para passear com cães e gatos ainda é um desafio para os donos dos animais. Seguindo uma tendência mundial, o Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul, passou a adotar o selo pet friendly, no ano passado.
Desde então, os cães e gatos de pequeno porte podem circular no centro comercial. Com a nova política adotada, o shopping também passou a aderir serviços e novos negócios nos espaços, como praças de alimentação e parque para os pets. Para melhorar o convívio dos animais nos corredores, o centro comercial estabeleceu regras.
Para circular no mall, cães ou gatos devem usar coleira com guia, medir até 40 cm e não ser das raças consideradas de guarda (pastor alemão, pitbull, rottweiller, entre outros). Além disso, se o animal fizer necessidade especial, o shopping recomenda que o dono faça a limpeza.
Há sacolas plásticas disponibilizadas nas entradas e o tutor pode usar as lixeiras que ficam nos corredores. Em caso de xixi, os donos podem acionar a própria equipe do centro, que cuidará da limpeza do local.
Para circular no mall, cães ou gatos devem usar coleira com guia, medir até 40 cm e não ser das raças consideradas de guarda (pastor alemão, pitbull, rottweiller, entre outros). Além disso, se o animal fizer necessidade especial, o shopping recomenda que o dono faça a limpeza.
Há sacolas plásticas disponibilizadas nas entradas e o tutor pode usar as lixeiras que ficam nos corredores. Em caso de xixi, os
donos podem acionar a própria equipe do centro, que cuidará da limpeza do local.
Segundo a gerente de marketing do shopping, Renata Cavalcanti, a política dá uma sinalização positiva no relacionamento com os clientes. “O Shopping Recife está sempre atento às novidades e pensando na comodidade de todos os nossos clientes. Para isso, estamos nos adequando, seja com treinamentos ou sinalizações no mall, para promover experiências positivas em nossos corredores para quem quiser trazer o seu amiguinho de quatro patas para o shopping”, explica.
Com a experiência positiva dos animais, o espaço inaugurou, em janeiro deste ano, o Parcão Shopping Recife. O lugar é uma área de convivência na qual os donos podem levar seus animais para brincar e fazer recreação. Localizado ao ar livre, no parque de esculturas, o local ocupa uma área de 1.400 m². Em uma estrutura fixa cercada, os cachorros podem brincar em túneis, rampas, obstáculos, bastões, agilyts, entre outras atividades. No espaço, o shopping desenvolve ações e programações especiais.
Apesar de ter criado espaços inclusivos para os animais, os donos ainda não podiam aproveitar a praça de alimentação, por questões de segurança e higiene. Em maio deste ano, o shopping criou o Espaço Pet, local de refeição para os tutores de cães e gatos.
“O Espaço Pet é mais uma forma de integração e de interação entre os animais e seus donos, visando atender os nossos clientes de melhor forma, proporcionando um ambiente ideal para isso e fortalecendo a nossa política de pet friendly”, ressalta Renata Cavalcanti. No local, os donos podem levar seus animais enquanto fazem refeição. Na praça, são aceitos animais de pequeno, médio e grande porte, de acordo com as regras disponíveis no site www.shoppingrecife.com.br/pet-friendly.
Mercado
Aproveitando o potencial do mercado de pets, o centro comercial vem inaugurando alguns empreendimentos do setor nos últimos anos. A mais recente foi a rede de lojas pet shop, Cobasi, em setembro. Considerado um dos maiores grupos do País, a rede inaugurou a primeira loja do Nordeste, no Recife, ocupando uma área de 1.235².
No espaço, há a venda de 20 mil itens voltados a rações, acessórios nacionais e produtos exclusivos. Com isso, a rede se junta à Cão Q Ri e Zee.Dog - que possuem produtos exclusivos a cães e gatos -, no shopping da Zona Sul.

