Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
VATICANO

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Embaixador do Brasil no país deve se encontrar com líder católico nesta semana

Geraldo Alckmin vai ao Vaticano a pedido presidente Luiz Inácio Lula da SilvaGeraldo Alckmin vai ao Vaticano a pedido presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, vai ao Vaticano neste final de semana representar o governo brasileiro na missa que celebrará o início do pontificado do Papa Leão XIV.

A missa ocorre no domingo às 10h no horário local — 5h no horário de Brasília — na Praça São Pedro.

Alckmin embarca para a Itália na sexta-feira (16) e retorna ao Brasil no domingo (18). A viagem de Alckmin ocorre a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Itamaraty tem previsto um encontro entre o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, e o Papa, na sexta-feira.

O Papa Leão XIV começou a cumprir agendas oficiais menos de uma semana após ser escolhido como novo pontífice. Primeiro Papa norte-americano, Leão XIV foi escolhido na última quinta-feira (8) para suceder a Francisco, que morreu no dia 21 de abril. Na sexta-feira, o Papa Leão XIV celebrou sua primeira missa na Capela Sistina.

No domingo, em São Paulo, ainda sem confirmação da viagem, Alckmin havia afirmado que "seria uma honra" representa o governo brasileiro na primeira missa do Papa Leão XIV:

— Será uma honra. O Brasil é o maior país católico do mundo — disse o vice-presidente durante visita à 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Veja também

Newsletter