Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV
Embaixador do Brasil no país deve se encontrar com líder católico nesta semana
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, vai ao Vaticano neste final de semana representar o governo brasileiro na missa que celebrará o início do pontificado do Papa Leão XIV.
A missa ocorre no domingo às 10h no horário local — 5h no horário de Brasília — na Praça São Pedro.
Alckmin embarca para a Itália na sexta-feira (16) e retorna ao Brasil no domingo (18). A viagem de Alckmin ocorre a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia também
• Fiéis resgatam memórias de quando Papa Leão XIV era bispo na cidade peruana
• "Ainda estou aprendendo a ser Papa", brinca Leão XIV
• Papa Leão XIV: confira frases do novo líder da Igreja Católica
O Itamaraty tem previsto um encontro entre o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, e o Papa, na sexta-feira.
O Papa Leão XIV começou a cumprir agendas oficiais menos de uma semana após ser escolhido como novo pontífice. Primeiro Papa norte-americano, Leão XIV foi escolhido na última quinta-feira (8) para suceder a Francisco, que morreu no dia 21 de abril. Na sexta-feira, o Papa Leão XIV celebrou sua primeira missa na Capela Sistina.
No domingo, em São Paulo, ainda sem confirmação da viagem, Alckmin havia afirmado que "seria uma honra" representa o governo brasileiro na primeira missa do Papa Leão XIV:
— Será uma honra. O Brasil é o maior país católico do mundo — disse o vice-presidente durante visita à 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

