Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Política

Câmara avança em proposta que tipifica crime de espancamento

Pela proposta, espancamento passa a ser configurado crime quando houver repetidas lesões, sejam leves, graves ou gravíssimas, com pena que varia de 5 meses a um ano e oito meses de prisão

Deputado José Mentor (PT-SP)Deputado José Mentor (PT-SP) - Foto: PT/Reprodução

A Câmara dos Deputados deu um passo importante para criação de um tipo penal para o crime de espancamento. Atualmente, esse tipo de agressão é enquadrado como o crime de lesão corporal, previsto no artigo 129 do Código Penal, e quando considerada leve, a pena prevista é de três meses a um ano de detenção.

Leia também
Jovem morto por espancamento é enterrado no Recife
Justiça renova acordo para preservar crianças vítimas de violência


Pela proposta (PL 8529/17), de autoria do deputado José Mentor (PT-SP), o ato passa a ser configurado crime quando houver repetidas lesões, sejam leves, graves ou gravíssimas, com pena que varia de 5 meses a um ano e oito meses de prisão. O texto foi aprovado na última quarta-feira (7) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora está pronto para ser analisado pelos deputados no plenário.

“São agressões violentas e invariavelmente discriminatórias, com muita carga emocional, ódio ou até mesmo fúria desmedida que causam múltiplos ferimentos”, explica o autor do projeto. Se aprovada na Câmara, a proposta seguirá para o Senado.

Veja também

Newsletter