Ciro Nogueira (PP) diz que hoje "Lula é um avião voando sozinho" e favorito para 2026
"Vejo como um jogo de futebol. Se só um time está em campo, ele é o favorito", disse Nogueir
O presidente nacional do Progressistas e senador Ciro Nogueira (PI) afirmou neste sábado (25) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é, neste momento, o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2026. Embora seja um dos principais articuladores da oposição ao petista, o líder do PP reconheceu que o governo federal atravessa uma fase favorável, em declaração dada a jornalistas durante o Fórum de Segurança Pública, promovido pela Fundação Francisco Dornelles em São Paulo.
"Vejo como um jogo de futebol. Se só um time está em campo, ele é o favorito", disse Nogueira. "Hoje o Lula é um avião voando sozinho, mas é um avião que voa baixo, com teto baixo e pouca autonomia. Quando o nosso centro decolar, vai voar muito mais alto e será muito melhor para o País."
O senador salientou que o campo político da direita terá de escolher um candidato e que essa decisão passará pelos governadores estaduais. Nogueira tem dito que sua preferência é pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Nos bastidores, o presidente do PP tenta se cacifar como candidato a vice-presidente.
Leia também
• Após bate-boca por 2026, Ciro Nogueira e Eduardo Bolsonaro conversam e combinam trégua
• Eduardo Bolsonaro rebate Ciro Nogueira por crítica a atuação nos EUA
• Ciro Nogueira não considera Moraes um 'tirano ou ditador', mas critica 'ativismo' no Judiciário
Ele também criticou Lula pela declaração em Jacarta, na Indonésia, de que "traficantes são vítimas de usuários". O petista fez uma retratação nas redes sociais em seguida, afirmando que a frase foi "mal colocada".
"Só tenho a lamentar nós temos um presidente da República com esse tipo de pensamento", afirmou o senador. "Mas ele mesmo viu a repulsa da sociedade, de direita a esquerda, diante desse tipo de visão de País, completamente equivocada. A sociedade não aceita esse tipo de posicionamento de um presidente da República"

