Datafolha: Reprovação de Tarcísio em SP dobra nos últimos dois anos e aprovação fica estável
Levantamento mostra que hoje 41% consideram sua gestão ótima ou boa
A reprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas ( Republicanos), dobrou em comparação com a pesquisa Datafolha feita há dois anos, em abril de 2023. Segundo o novo levantamento, divulgado nesta nesta quinta-feira, 22% classificam sua gestão como ruim ou péssima. Em abril de 2023, três meses após assumir o cargo, o índice era de 11%. Já os que avaliam o governo como ótimo ou bom são 41%, e eram 44% há dois anos.
O levantamento também mostrou que 33% avaliaram o governo como regular (eram 39% em 2023), e 4% afirmaram não saber (eram 6%). A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em 81 municípios do estado entre 1 e 3 de abril, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também
• Tarcísio diz que direita está unida e reafirma lealdade a Bolsonaro
• Lula largaria na frente em eventual 2º turno contra Tarcísio e Bolsonaro, mostra Datafolha
Apesar do cenário de estabilidade na aprovação do governo, os índices de Tarcísio são piores que os de seus antecessores na mesma época. O ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice-presidente da República, tinha 52% de aprovação e 15% de reprovação em 2013, pouco depois de completar dois anos de gestão. José Serra (PSDB) tinha 53% de aprovação e 11% de desapontamento em 2009.
Quando questionados especificamente sobre o trabalho de Tarcísio como governador, 61% dizem aprovar, 33% desaprovam e 6% não opinaram. No recorte de gênero, a aprovação é maior entre homens, com 66%. Entre mulheres ,a aprovação é de 56%. A margem de erro é de quatro pontos.
Entre os evangélicos, 71% aprovam o trabalho de Tarcísio e 23% desaprovam. A margem de erro é de cinco pontos.
Das pessoas com ensino superior, 53% aprovam o trabalho e 44% desaprovam. Entre eleitores com ensino fundamental, a aprovação é de 66%, e a reprovação é de 29%.

