Em evento do setor elétrico, Lula ironiza e convida Trump para conhecer sistema
Lula falou sobre Trump durante evento de interligação do estado de Roraima ao sistema elétrico nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (10), durante evento de interligação do estado de Roraima ao sistema elétrico nacional.
Na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília, Lula disse que, ao “invés de ficar brigando”, deveria vir conhecer o sistema interligado do Brasil. A fala ocorreu depois de o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, citar que os Estados Unidos não tem sistema interligado como o brasileiro:
— Ao invés do Trump ficar brigando com a gente, o Trump poderia vir conhecer o nosso sistema interligado. Ele ia perceber que ia ser muito melhor para os EUA do que ficar brigando com a gente que não quer brigar — disse Lula.
Leia também
• Trump reconhece que "Rússia está violando o espaço aéreo da Polônia"
• Lula: em vez de ficar brigando, Trump deveria conhecer sistema interligado de energia do País
• Feita no Brasil e R$ 8 milhões: a lancha em que Gisele Bündchen levou a amiga, Ivanka Trump
Lula inaugurou a linha de transmissão entre Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que conclui o ciclo de integração elétrica de todas as capitais e completa o mapa energético brasileiro.
A obra liga a Subestação Engenheiro Lechuga, no Amazonas, à Subestação Boa Vista. O chamado Linhão Manaus-Boa substitui substituição das usinas termelétricas por energia hidrelétrica.
Até então, o abastecimento do estado dependia da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), pago para subsidiar os sistemas isolados. Com a interligação, haverá redução superior a R$ 500 milhões por ano nesse custo.
— Se o Trump vier [para a COP 30), vamos ter que levar isso aqui para ver e comparar com o painel americano. Para ele saber que nós acreditamos em nós, que nós somos um país soberano e nós somos donos do nosso nariz — acrescentou.

