Sex, 26 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Política

Ex-governador Marco Maciel ganha biografia

Nesta segunda, às 19h, Cepe lança livro sobre um dos políticos brasileiros mais importantes da última metade do século 20

Maciel, ao lado de Tancredo, Sarney,?Ulysses e Aureliano: protagonista na transição à democraciaMaciel, ao lado de Tancredo, Sarney,?Ulysses e Aureliano: protagonista na transição à democracia - Foto: Divulgação Cepe

 

O ex-governador Marco Maciel é autor do programa “Compromisso com a Nação”, que determina as diretrizes da Aliança Democrática no processo de redemocratização do Brasil pós-regime militar de 64. O documento é reflexo de uma intensa articulação política da qual Maciel foi um dos protagonistas no sentido de levar Tancredo Neves à presidência, para garantir uma “transição sem riscos”.

Os pormenores desse episódio estão presentes no livro “Marco Maciel: um artífice do entendimento”, assinado pelo jornalista Angelo Castelo Branco e prefaciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O lançamento acontece na noite de hoje, às 19h, na Academia Pernambucana de Letras.

O título é composto por trinta capítulos e mais de 70 fotos históricas que recompõem 50 anos da carreira política de Marco Antônio do Rego Maciel. O político pernambucano, formado em Direito, ocupou todos os cargos estratégicos no Legislativo e no Executivo: foi deputado estadual, duas vezes deputado federal (assumindo a presidência da Câmara no segundo mandato), ministro da Educação e Cultura, ministro-chefe do Gabinete da Presidência da República, senador por três mandatos, governador de Pernambuco e por duas vezes vice-presidente do Brasil.

Sacerdócio
De acordo com seu biógrafo, Maciel foi político a vida toda, uma dedicação integral herdada do pai, José do Rego Maciel, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal. “Marco Maciel é um ser político, dedicado à República. Ainda jovem o pai lhe disse: ‘Política é sacerdócio. Quando abraçar a carreira política, esqueça outra atividade na sua vida’ e assim Marco Antônio o fez”, conta Castelo Branco, que foi Secretário de Imprensa de Maciel.

Está presente no livro um capítulo importante na história do pensamento político brasileiro contemporâneo: o Compromisso com a Nação. “A construção desse documento ensejou o apoio pluripartidário à candidatura de Tancredo Neves e José Sarney. O Compromisso inspirou a transição do Regime Militar à redemocratização sem derramamento de sangue”, relata o biógrafo.

Maciel resume a ideia do programa em reedição do documento para a Biblioteca do Senado Federal: “Buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que nos pode unir, parece constituir o grande objetivo da Política, porque, se queremos viver juntos na divergência, princípio vital da democracia, estamos fadados a nos entender”.

Neste perfil, nomes como Roberto Magalhães, Gustavo Krause, Roberto Parreira, Antônio Araújo, Everardo Maciel, Joaquim Francisco, José Jorge e Nilson da Silva Rebello endossam o relato sobre Maciel. FHC em seu prefácio, acentua a confiança que tinha em seu vice-presidente por duas vezes. “Marco foi o vice-presidente dos sonhos. Quando estava no exterior, confiava tanto nele que nem me ocorria saber como iam as coisas: iriam do mesmo jeito caso eu estivesse no Brasil”, sublinha.

Este relato é o oitavo título da Coleção Memória, que destaca em biografias, figuras expressivas da história política e cultural de Pernambuco.

 

Veja também

Newsletter