eleições

Ex-governador, Pezão retorna à política como candidato à prefeitura com 28 mil habitantes

Ex-governador, que tem apoio de 10 partidos, vai concorrerá e eleição no município de Piraí, onde já foi prefeito de 1997 a 2005

Ex-governador oficializa candidatura a prefeito de Piraí Ex-governador oficializa candidatura a prefeito de Piraí  - Foto: Reprodução

O ex-governador Luiz Fernando Pezão, que estava afastado da política desde 2018, quando foi preso no fim de seu mandato, vai retornar às urnas.

Neste domingo, ele oficializou sua candidatura a prefeito de Pirai, município de onde é natural e que esteve à frente do Executivo municipal de 1997 a 2005. A cidade da Região do Médio Paraíba fluminense tem 28 mi habitantes.

Filiado ao MDB, a candidatura de Pezão conta com o apoio de outros nove partidos, entre eles o PT, legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e PSD, do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e que indicou o vice da chapa, o vereador de Piraí Alexsandro Sena (PSD).

— É uma alegria imensa estar retornando a minha cidade. Nós temos ideias, trabalhos e propostas para apresentar. Vamos lutar para ser o melhor em tudo. O maior orgulho que eu tive na vida foi ter sido prefeito de Piraí. Sempre falei isso, não estou falando agora não — reforçou o ex-governador durante a convenção do partido.

Pezão, que deixou o cargo de governador antes de concluir o mandato, em 2018, quando foi preso na Operação Boca de Lobo, um braço da Lava-Jato, por suposto recebimento de propina da federação que reúne empresários de ônibus no Rio, a Fetranspor.

O emedebista ficou atrás das grades entre novembro de 2018 e dezembro de 2019. Em junho de 2021, ele chegou a ser condenado a 98 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva, ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

No ano passado, porém, o ex-governador foi absolvido após anulação das sentenças do então juiz federal Marcelo Bretas, que julgou os casos.

Veja também

Desoneração na pauta do esforço concentrado desta semana no Congresso. Entenda
LEGISLATIVO

Desoneração na pauta do esforço concentrado desta semana no Congresso. Entenda

Impeachment é robusto, mas chances são pequenas; confira a coluna desta terça (10)
Cláudio Humberto

Impeachment é robusto, mas chances são pequenas

Newsletter