Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
STF

Moraes diz que há "indícios suficientes de autoria" contra núcleo de desinformação da trama golpista

Primeira Turma do STF analisa denúncia contra mais sete pessoas acusadas de tentarem golpe

Moraes diz que há "indícios suficientes de autoria" contra núcleo de desinformação da trama golpistaMoraes diz que há "indícios suficientes de autoria" contra núcleo de desinformação da trama golpista - Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF), afirmou nesta terça-feira que há "indícios suficientes de autoria" para receber a denúncia contra os acusados de fazerem parte de um núcleo de desinformação da suposta organização criminosa que teria tentado um golpe de Estado.

A Primeira Turma do STF está analisando a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra sete pessoas: o ex-major do Exército Ailton Barros, o sargento Giancarlo Rodrigues, o policial federal Marcelo Bormevet, o coronel Reginaldo Vieira de Abreu, o tenente-coronel Guilherme Marques Almeida, o major da reserva Angelo Denicoli e o engenheiro Carlos Rocha.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, os membros desse grupo "propagaram notícias falsas sobre o processo eleitoral e realizaram ataques virtuais a instituições e autoridades que ameaçavam os interesses do grupo".

Em sustentações orais na manhã desta terça, as defesas dos sete negaram as acusações e pediram a rejeição. Já a subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques, que representou a PGR, pediu o recebimento da denúncia, alegando que eles atuaram para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Esse é o terceiro julgamento da denúncia sobre a trama golpista. O STF já aceitou a denúncia contra oito pessoas apontadas pela PGR como parte do "núcleo crucial" da suposta organização criminosa, entre elas Bolsonaro, e contra seis pessoas que fariam parte do grupo que "gerenciava" as ações, como o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.

Veja também

Newsletter